FOTOGRAMETRIA SUBAQUÁTICA APLICADA À RECONSTRUÇÃO 3D DE OBJETO SUBMERSO
Abstract
Com os atuais avanços tecnológicos dos softwares de modelagem tridimensional e câmeras que podem fotografar debaixo d'água, o uso da fotogrametria ficou mais acessível para aquisição de informações em ambiente aquático. A fotogrametria subaquática segue os princípios básicos da fotogrametria terrestre e aérea, na criação de modelos 3D através do uso de fotografias 2D, com uma diversidade de áreas que podem ser concedidas devido o uso das técnicas. Contudo, a água contém particularidades diferentes do ar, principalmente em relação a propagação da luz no meio e partículas suspensas que afetam a visibilidade, sendo necessárias pesquisas para melhoria e maior compreensão. Neste artigo é apresentado uma metodologia para reconstrução de objetos submersos em uma piscina, com o uso da Câmera digital GoPRO, auxílio de levantamentos GNSS e topográfico para georreferenciar os pontos de apoio submersos e o software ContextCapture para a modelagem 3D. O resultado do modelo tridimensional dos objetos imageados apresentaram resultados esperados para uma análise fotogramétrica, sendo possível dimensionar e avaliar a qualidade do objeto processado.
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