O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Abstract
Resumo: As mais utilizadas estratégias e procedimentos aplicados ao ensino de engenharia ainda seguem o modelo de educação tradicional, fundamentada na presença do docente detentor do saber e do discente receptor passivo. Todavia, esse perfil de ensino tem se apresentado ineficiente frente às atuais necessidades dos alunos e exigências da sociedade. Neste sentido, analisar a docência na engenharia civil requer uma reflexão aprofundada, já que trata-se de uma relação complexa que busca o entendimento da realidade, frente às amplas relações organizacionais das Instituições de Ensino Superior e às necessidades na assimilação do conhecimento. Para isso, deve-se levar em consideração a grande evolução das tecnologias aplicadas ao ensino-aprendizagem, verificando os benefícios e sua contribuição para o desenvolvimento dos alunos. Nesse cenário, torna-se fundamental estudar e conscientizar os docentes quanto à importância da utilização das tecnológicas no ensino do aluno de engenharia civil, visando sua eficaz qualificação para o mercado de trabalho. Objetivando analisar e elencar alternativas que satisfaçam as necessidades atuais do ensino, este estudo realizou análise das percepções de alunos de engenharia civil, com ênfase nos métodos de ensino-aprendizagem do curso em uma Faculdade localizada no município de Cacoal/RO. Nota-se que o educador desempenha função relevante na mediação do saber, devendo priorizar a interação do acadêmico e o desenvolvimento de suas habilidades. Percebe-se também, que existem diversas ferramentas que podem ser aplicadas ao ensino no curso de engenharia civil, proporcionando benefícios aos estudantes.
Palavras-chave: Tecnologias de ensino. Mediador do saber. Educação tradicional.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.