CONCEPÇÃO E USOS DE TIJOLOS ARTESANAIS – ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Autori

  • Elvis Pantaleão Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. https://orcid.org/0000-0001-7798-8385
  • Alessandra Savazzini-Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. https://orcid.org/0000-0002-6978-2069
  • Fabiana Souza Pantaleão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
  • Simone Zamprogno Scalzer E.E.E.F.M Frederico Pretti
  • Elton Pantaleão Ferreira

Abstract

A presente pesquisa apresenta as etapas de confecção de tijolos maciços rústicos produzidos por oleiros, nos municípios de Santa Teresa – ES e São Roque do Canaã – ES. O ofício da manufatura de tijolos maciços nos municípios, é uma arte que se repete de geração a geração com as mesmas técnicas de confecção de tijolos feitos à mão. Para confecção, a massa é preparada com um único tipo de argila, o processo de conformação é realizado com umidade da massa variando entre 50 e 60%. A produção de tijolos por dia de trabalho varia em torno de 600 a 900 unid./homem utilizando configuração dupla, e 3.000 a 4.000 quando utilizando fôrma com 8 células. Após a secagem ao sol, os tijolos com umidade variando de 2,8 a 3,5% são queimados em forno tipo caieira. O combustível utilizado para a queima nas caieiras instaladas na área de estudo, é a madeira, o processo de queima ocorre mediante ciclo lento de aquecimento, com temperatura de patamar variando de 730°C a 790°C, mantidas por cerca de 1 a 4 horas. O consumo de biomassa é na ordem de 1 m3/1000 tijolos queimados. O tempo de queima varia entre 50 a 80 horas. Por fim, este trabalho, visa valorizar os profissionais que mantem viva a arte milenar da produção do tijolo, um ofício em extinção. Além de resgatar a história de um material que foi por muitos anos foi importante protagonista na construção civil e que têm sido novamente incorporado ao ambiente construtivo mediante uso aparente.

Biografie autore

Elvis Pantaleão Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Doutor em Eng. e Ciência dos Materiais (UENF/RJ); Mestre em Eng. Ambiental (UFRPE/PE); Especialização em Direito Ambiental; Especialização em Educação, Saúde e Meio Ambiente; Graduado em Gestão Ambiental; e em Saneamento Ambiental; Técnico em Meio Ambiente, Técnico Agrícola. Pesquisador, orientador e colaborador em pesquisas de iniciação científica dos programas PIBIC/PIBITI/PIBIC-EM. Atua e atuou como Professor de cursos FIC, PRONATEC, e Pós Graduação (Lato Senso) em Educação e Gestão ambiental; Análise ambiental do Ifes campus Santa Teresa. Membro titular do Conselho Municipal de Meio Ambiente do município de Fundão/ES; Membro titular do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria do Doce/ES; Autor de livros e mais de 30 artigos científicos; Revisor de periódicos científicos e de agências de fomento. Vice-coordenador do curso de especialização em Análise e Gestão Ambiental do IFES campus Santa Teresa (Port. n 408/2023). Coordenador adjunto do núcleo de educação ambiental e agroecologia do IFES campus Santa Teresa; Membro titular da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos da bacia do Rio SMRD.

Alessandra Savazzini-Reis , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Doutora em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade de São Paulo (2012-2015), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006-2008). Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991-1996), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), curso técnico em Edificações pelo IFES (1987-1991). Atualmente é professora titular de ensino técnico e superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Tem experiência nas áreas de tecnologia das construções, orçamento e planejamento de obras, segurança do trabalho, materiais e resíduos usados em construção civil, RBRO, lavras de rochas.

Fabiana Souza Pantaleão , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Especialização Análise e Gestão Ambiental

Simone Zamprogno Scalzer , E.E.E.F.M Frederico Pretti

Mestre em Gestão Integrada do Território

Elton Pantaleão Ferreira

Design de Interiores

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-05-28