Algumas reflexões em torno da análise epistemológica de políticas educacionais

Autores

  • Fabiana Silva Fernandes Fundação Carlos Chagas

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.001

Resumo

Resumo: O artigo constitui-se em uma reflexão sobre a pesquisa em políticas educacionais, tendo por objetivo apresentar a abordagem de análise epistemológica da política educacional, que fornece ferramentas tanto para a produção de conhecimento em torno dos estudos realizados no campo da política educacional, quanto para orientar o pesquisador no desenvolvimento de uma investigação em política educacional. O texto se desenvolve, primeiramente, buscando conceituar a política educacional como uma prática de governo, dentro de um enfoque neoinstitucionalista, por entender que a política educacional corresponde ao conjunto de decisões que o poder público toma em relação à educação, cuja agenda é definida num quadro de tensões e embates provenientes das demandas e interesses de diferentes setores do estado e da sociedade, organizados em classes sociais e grupos de interesses. Em seguida, o artigo foi organizado de modo a apresentar um breve contexto de desenvolvimento do campo teórico da política educacional para, finalmente, explicitar não apenas as ferramentas conceituais e metodológicas que a abordagem de epistemologia da política educacional permite aos estudos da área, mas também alguns enfoques epistemológicos que fundamentam a análise de políticas públicas.

 

Palavras-chave: Políticas educacionais. Políticas públicas. Análise epistemológica.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
624
Feb 25 '18Feb 28 '18Mar 01 '18Mar 04 '18Mar 07 '18Mar 10 '18Mar 13 '18Mar 16 '18Mar 19 '18Mar 22 '1815
| |

Referências

AZEVEDO, J. M. L. de. A educação como política pública. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2001.

BALL, S. J. Ortodoxia y alternativa. In: BALL, S. La micropolítica de la escuela. España: Paidós, 1994.

DEL PERCIO, E.; PALUMBO, M. La indisciplina de los campos: una mirada desde la epistemología de la política educativa. In: TELLO, C. (Coord. y Comp.). Epistemologías de la política educativa: posicionamientos, perspectivas y enfoques. Campinas: Mercado das Letras, 2013. p. 509-516.

DEUBEL, A. N. R. Perspectivas teóricas para el análisis de las políticas públicas: ¿de la razón científica al arte retórico? Estudios Políticos, Medellín, n. 33, 67 – 91, jun./dez. 2008.

DEUBEL, A. N. R. Políticas públicas: formulación, implementación y evaluación. Bogotá: Ediciones Aurora, 2002.

FERNANDES, F. S. Planejamento educacional: conceitos, definições e mudanças. Recompilando e relendo as concepções latino-americanas da década de 1980 e início de 1990. 2006. 232 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2006.

FERNANDES, F. S. Políticas públicas e monitoramento da Educação Infantil. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 58, p. 44-72, maio./ago. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18222/eae255820142796

FERNANDES, F. S. A Educação Infantil no processo de definição das políticas públicas. Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 19, p. 189-202, 2016.

GENTILINI, J. A. Crise e planejamento educacional na América Latina: tendências e perspectivas no contexto da descentralização. Campinas. 1999. 228 f. Tese (Doutorado em Educação) -Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.

LOSADA, R. L.; CASAS CASAS, A. Enfoques para el análisis político: historia, epistemología y perspectivas de la ciência política”. Bogotá: Editorial Pontificia Universidad Javieriana, 2010.

MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302006000100003

MAINARDES, J. Análise epistemológica de políticas educacionais: explorando as contribuições e as possibilidades da meta-análise. In: VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL O ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TEMPO PRESENTE, 2013, Uberlândia, Anais.... Universidade Federal de Uberlândia, 2013. p. 01-06.

MAINARDES, J. A pesquisa sobre política educacional no Brasil: análise de aspectos teórico-epistemológicos. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, p. 1-25, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698173480

MAINARDES, J.; MARCONDES, M. I. Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 106, p. 303-318, jan./abr. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302009000100015

MAINARDES, J.; STREMEL, S.; SOARES, S. T. Levantamento de publicações sobre aspectos teórico-epistemológicos da pesquisa em Política Educacional no Brasil. Disponível em: www.researchagte.net

MAINARDES, J.; TELLO, C. A pesquisa no campo da política educacional: explorando diferentes níveis de abordagem e abstração. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Arizona, v. 24, n. 75, p. 1-16, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/0141192970230302

MANTEGA, G. A economia política brasileira. Petrópolis: Vozes, 1995.

MATTOS, C. A. de. Estado, procesos de decisión y planificación en América Latina. Revista de la Cepal, Santiago, n. 31, p. 119-137, abr./1987.

MATTOS, C. A. de. Desarrollos recientes sobre el concepto y la práctica de la planificación en América Latina. In: CONGRESO INTERAMERICANO DE PLANIFICACIÓN, 16., 1988. Anais… San Juan, Puerto Rico: ILPES, 1988.

MATUS, C. Planificación y gobierno. Revista de la Cepal, Santiago, n. 31, p. 161-177, abr. 1987.

MATUS, C. Política, planejamento e governo. Brasília: Ipea,1993

MATUS, C. Adeus, senhor presidente: planejamento, antiplanejamento e governo. Tradução de Luís Felipe R. del Riego. São Paulo: Fundap, 1997.

MIRANDA, E. Una "caja de herramientas” para el análisis de la trayectoria de la política educativa. La perspectiva de los ciclos de la política (PolicyCycleApproach). In: MIRANDA, E.; BRYAN, N. (Org.) (Re)Pensar a Educação Pública: contribuições da Argentina e do Brasil. Campinas: Átomo & Alínea, 2014. P. 105-128.

SARAVIA, E. Introdução à Teoria da Política Pública. In: SARAVIA, H.; FERRAREZI, E. Políticas Públicas. Brasília: Enap, 2006. p. 21-44.

SAVIANI, D. Epistemologias da política educacional: algumas precisões conceituais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 2, p. 1-5, 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.2.002

SILVA, A. A.; JACOMINI, M. A. (Orgs.). Pesquisa em políticas educacionais: características e tendências. Feira de Santana: UEFS Editora, 2016.

SOSSAI, F. C. Anotações sobre o conceito de campo e os estudos em políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 2, jul./ dez. 2016.

STREMEL, S. A constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. 2016. 312 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016.

STREMEL, S. Aspectos teórico-metodológicos para a análise da constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 2, n. 1, p. 1-14, jan./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.2.001

STREMEL, S.; MAINARDES, J. A emergência do campo acadêmico da política educacional em diferentes países. Tópicos Educacionais, Recife, v. 22, n. 1, p. 115-138, jan./jun. 2016.

TELLO, C. La/s política/s educativa/s. Campo teórico, campo de intervención y la preocupación ética en la investigación. Curso de Posgrado. UNLP-ReLePe. Buenos Aires, p. 1-29, 2015.

TELLO, C.; MAINARDES, J. Revistando o enfoque das epistemologias da política educacional. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 153-178, jan./jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.10i1.0007

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

FERNANDES, F. S. Algumas reflexões em torno da análise epistemológica de políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 3, p. 1–19, 2018. DOI: 10.5212/retepe.v.3.001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/11088. Acesso em: 15 mar. 2025.

Edição

Seção

Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)