Algumas reflexões em torno da análise epistemológica de políticas educacionais

Autores

  • Fabiana Silva Fernandes Fundação Carlos Chagas

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.001

Resumo

Resumo: O artigo constitui-se em uma reflexão sobre a pesquisa em políticas educacionais, tendo por objetivo apresentar a abordagem de análise epistemológica da política educacional, que fornece ferramentas tanto para a produção de conhecimento em torno dos estudos realizados no campo da política educacional, quanto para orientar o pesquisador no desenvolvimento de uma investigação em política educacional. O texto se desenvolve, primeiramente, buscando conceituar a política educacional como uma prática de governo, dentro de um enfoque neoinstitucionalista, por entender que a política educacional corresponde ao conjunto de decisões que o poder público toma em relação à educação, cuja agenda é definida num quadro de tensões e embates provenientes das demandas e interesses de diferentes setores do estado e da sociedade, organizados em classes sociais e grupos de interesses. Em seguida, o artigo foi organizado de modo a apresentar um breve contexto de desenvolvimento do campo teórico da política educacional para, finalmente, explicitar não apenas as ferramentas conceituais e metodológicas que a abordagem de epistemologia da política educacional permite aos estudos da área, mas também alguns enfoques epistemológicos que fundamentam a análise de políticas públicas.

 

Palavras-chave: Políticas educacionais. Políticas públicas. Análise epistemológica.

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Publicado

2018-02-23

Como Citar

FERNANDES, F. S. Algumas reflexões em torno da análise epistemológica de políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 3, p. 1–19, 2018. DOI: 10.5212/retepe.v.3.001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/11088. Acesso em: 19 nov. 2024.

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