Princípios teóricos e metodológicos para a análise de implementação de um programa de formação em serviço
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.011Resumo
Resumo: O artigo tem por propósito apresentar os princípios teóricos e metodológicos que orientaram a realização de uma análise de implementação de um programa de formação continuada para professores e gestores escolares, denominado Tutoria. O foco não são os resultados obtidos, mas sim a apresentação das estratégias e procedimentos metodológicos elaborados à luz da abordagem bottom up e de estudos que focam a ação pública e a figura do burocrata de rua. O texto está organizado de modo a explicitar os referenciais teóricos para, em seguida, discutir as articulações teórico-metodológicas que foram criadas na pesquisa e que permitiram o desenvolvimento das categorias de análise e dos instrumentos de coleta de dados. A pesquisa realizada buscou focar nas ações das pessoas que eram responsáveis pela implantação do Programa, os chamados agentes implementadores, com o propósito de compreender sua rotina de trabalho e a coerência entre suas ações e os princípios orientadores do Programa. Por conseguinte, tomaram-se, como referencial teórico de análise, estudos de implementação de políticas públicas. Considerando que a investigação se desenvolveu em dois municípios distintos, agregou-se a essa perspectiva um esforço de análise, que consistiu em levantar informações sobre o contexto socioeducacional desses municípios, para compreender como o Programa foi executado em diferentes realidades. Nesse sentido, para a realização do estudo de implementação, buscou-se compreender como o Programa foi apropriado pelas secretarias e escolas municipais e não somente como ele foi concebido e estruturado. Mais importante do que a apresentação dos resultados, é compartilhar os percursos metodológicos seguidos, de modo a promover um diálogo que contribua para o avanço das pesquisas no campo da análise de implementação das políticas públicas educacionais.
Palavras-chave: Políticas Educacionais. Análise de Implementação. Ação Pública. Metodologia de Pesquisa.
Métricas
Referências
ARRETCHE, M. Federalismo e democracia no Brasil: a visão da ciência política norte-americana. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 15, n.4, p. 23-31, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-88392001000400004
CARVALHO, L. M. As políticas públicas de educação sob o prisma da ação pública. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 2, p. 314-333, maio/ago. 2015a.
CARVALHO, L. M. Estudos analíticos sobre políticas educativas: um ensaio a partir da investigação doutoral realizada em Portugal (2000 – 2012). Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, n. 133, p. 1023 – 1040, out/dez. 2015b. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302015137223
FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL. Guia de tutoria de área. s/d. Disponível em: <https://www.itausocial.org.br/publicacoes/guia-de-tutoria-de-area/>. Acesso em: 20 ago. 2018.
FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL. Guia de tutoria pedagógica. s/d. Acesso em: <https://www.itausocial.org.br/publicacoes/guia-de-tutoria-pedagogica>. Acesso em: 20 ago. 2018.
HAM, C.; HILL, M. The policy progress in the modern capitalist state. London: Harvester Wheatsheaf, 1993.
LASCOUMES, P.; LE GALÈS, P. Sociologia da ação pública. Tradução de George Sarmento. Maceió: UFAL, 2012.
LIPSKY, M. Street-level bureaucracy: dilemmas of the individual in public services. Nova York: Russel Sage Foundation, 2010.
LOTTA, G. S. Agentes de implementação: uma forma de análise de políticas públicas. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 19, n. 65, p. 186-206, jul./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.12660/cgpc.v19n65.10870
PALUMBO, D. J. A abordagem de política pública para o desenvolvimento político na América (tradução). The public policy approach to understanding politics in America. In: PALUMBO, D. J. Public policy in America - Government in action. 2nd Edition. New York: Harcourt Brace & Company, p. 8-29, 1994.
SABATIER, P. A. Top-down and bottom-up approaches to implementation research: A critical analysis and suggested synthesis. Journal of Public Policy, v. 1, n. 6, p. 21-48, jan/mar. 1986. DOI: https://doi.org/10.1017/s0143814x00003846
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
__________
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a difundir sus trabajos electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propio sitio web) antes y durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como a una citación más temprana y mayor de los trabajos publicados (Véase The Effect of Open Access) (en inglés).
__________
If the article is accepted for publication, copyright of this article will be vested in the The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.