Princípios teóricos e metodológicos para a análise de implementação de um programa de formação em serviço
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.011Abstract
Resumo: O artigo tem por propósito apresentar os princípios teóricos e metodológicos que orientaram a realização de uma análise de implementação de um programa de formação continuada para professores e gestores escolares, denominado Tutoria. O foco não são os resultados obtidos, mas sim a apresentação das estratégias e procedimentos metodológicos elaborados à luz da abordagem bottom up e de estudos que focam a ação pública e a figura do burocrata de rua. O texto está organizado de modo a explicitar os referenciais teóricos para, em seguida, discutir as articulações teórico-metodológicas que foram criadas na pesquisa e que permitiram o desenvolvimento das categorias de análise e dos instrumentos de coleta de dados. A pesquisa realizada buscou focar nas ações das pessoas que eram responsáveis pela implantação do Programa, os chamados agentes implementadores, com o propósito de compreender sua rotina de trabalho e a coerência entre suas ações e os princípios orientadores do Programa. Por conseguinte, tomaram-se, como referencial teórico de análise, estudos de implementação de políticas públicas. Considerando que a investigação se desenvolveu em dois municípios distintos, agregou-se a essa perspectiva um esforço de análise, que consistiu em levantar informações sobre o contexto socioeducacional desses municípios, para compreender como o Programa foi executado em diferentes realidades. Nesse sentido, para a realização do estudo de implementação, buscou-se compreender como o Programa foi apropriado pelas secretarias e escolas municipais e não somente como ele foi concebido e estruturado. Mais importante do que a apresentação dos resultados, é compartilhar os percursos metodológicos seguidos, de modo a promover um diálogo que contribua para o avanço das pesquisas no campo da análise de implementação das políticas públicas educacionais.
Palavras-chave: Políticas Educacionais. Análise de Implementação. Ação Pública. Metodologia de Pesquisa.
Metriche
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