Políticas de Ampliação da Jornada Escolar (PAJE) no Brasil: um estudo sobre as terminologias utilizadas nas pesquisas

Autores

  • Patricia Lúcia Vosgrau de Freitas Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Jefferson Mainardes Universidade Estadual de Ponta Grossa https://orcid.org/0000-0003-0401-8112

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.8.21924.012

Resumo

Este artigo apresenta a definição do termo Políticas de Ampliação da Jornada Escolar (PAJE) e de cinco termos que são utilizados nas pesquisas sobre essa temática: a) Escola de Tempo Integral; b) Jornada Escolar Ampliada; c) Educação Integral; d) Educação de/em Tempo Integral; e e) Educação Integral em Tempo Integral. A caracterização terminológica foi definida a partir da catalogação de 704 teses e dissertações sobre PAJE, defendidas no período de 1992 a 2019. Concluiu-se que: a) há uma profusão de termos, os quais nem sempre são empregados de forma consistente nos relatórios de pesquisa; b) a clareza terminológica pode contribuir para pesquisas mais coerentes; e c) o termo PAJE possui uma amplitude que permite abarcar a variedade de temáticas que têm sido exploradas nas pesquisas sobre a ampliação do tempo destinado à educação de crianças e jovens na escola.

Palavras-chave: Políticas Educacionais. Educação Integral. Ampliação da jornada escolar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patricia Lúcia Vosgrau de Freitas, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG.

Jefferson Mainardes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e do PPGE-UEPG.

Downloads

Publicado

2023-07-20

Como Citar

FREITAS, P. L. V. de; MAINARDES, J. Políticas de Ampliação da Jornada Escolar (PAJE) no Brasil: um estudo sobre as terminologias utilizadas nas pesquisas. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 8, p. 1–15, 2023. DOI: 10.5212/retepe.v.8.21924.012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/21924. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artículos