Perspectivas de reforma educacional nos periódicos da área da Educação no Brasil

Autores

  • Roberta Freire Bastos Secretaria de Estado da Educação (Sedu/ES)/Prefeitura Municipal de Vitória (PMV)
  • Eliza Bartolozzi Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-4100-9875

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.8.22039.015

Resumo

Este artigo consiste em uma metapesquisa sobre reformas educacionais. Analisa-se, assim, uma pesquisa sobre pesquisas com o referido tema no interior do campo da Política Educacional no Brasil. As discussões sobre a reforma educacional evidenciadas decorrem de uma tese de Doutorado em Educação, cuja finalidade principal foi investigar as epistemologias aplicadas no estudo da reforma educacional a partir do Enfoque das Epistemologias da Política Educacional. A pesquisa utilizou como principais indicadores: a quantidade de publicações por periódico; o ano de publicação; a procedência institucional e o local dos autores dos artigos; o tipo de vínculo institucional; a tematização; o tipo de pesquisa e sua abrangência; o contexto de análise; as perspectivas epistemológicas; os autores referência e conceitos principais. Os dados empíricos derivam de artigos científicos Qualis A (Educação), dos quais foram apreendidas as múltiplas perspectivas teórico-epistemológicas escolhidas pelos pesquisadores na investigação da reforma educacional. As análises revelam a prevalência de um pluralismo metodológico ou uma teorização combinada na investigação da reforma educacional, com expressiva recorrência do uso de teorias classificadas como marxistas ou neomarxistas.

Palavras-chave: Reforma educacional. Metapesquisa. Epistemologias.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roberta Freire Bastos, Secretaria de Estado da Educação (Sedu/ES)/Prefeitura Municipal de Vitória (PMV)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Pedagoga na Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo (SEDU/ES) e na Prefeitura Municipal de Vitória (PMV).

Eliza Bartolozzi Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-doutoramento na École Normale Supérieure de Lyon/França. Professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Downloads

Publicado

2023-08-27

Como Citar

BASTOS, R. F.; FERREIRA, E. B. Perspectivas de reforma educacional nos periódicos da área da Educação no Brasil. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 8, p. 1–18, 2023. DOI: 10.5212/retepe.v.8.22039.015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/22039. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artículos