O debate teórico sobre o federalismo e a sua influência no campo da Política Educacional brasileira

Autores

  • Andreza Alves Ferreira Instituto Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-3149-8134
  • Eliza Bartolozzi Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.9.23068.005

Resumo

O objetivo deste artigo é trazer o debate dos teóricos mais reconhecidos que estudam o tema do federalismo como instrumento para compreensão de suas influências nos estudos desenvolvidos no campo da Política Educacional pelos Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil. Trata-se de um estudo do tipo revisão da literatura, estado da arte, estudos de natureza teórica e/ou bibliográfica sobre o federalismo. Concluiu-se que, atualmente, o campo de estudos do federalismo mantém o paradigma (neo)institucionalista como matriz epistemológica, sendo imprescindível para explicar o funcionamento e o resultado das políticas públicas, sobretudo após as inovações que a Constituição Federal de 1988 propôs no desenho federativo brasileiro. Há uma predominância da literatura internacional, especialmente da Ciência Política norte-americana na produção nacional sobre o federalismo, com destaque para as pesquisas que analisam as políticas públicas. Apesar dessa influência, os autores nacionais não só adaptaram a literatura estrangeira para analisar a realidade nacional, mas também buscaram construir modelos interpretativos originais. Isso contribuiu para que esses autores fossem utilizados como referência teórica dos pesquisadores do campo da Política Educacional brasileiro.

Palavras-chave: Federalismo Educacional. Política Educacional. (Neo)institucionalismo. Campo. Metapesquisa.

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Biografia do Autor

Andreza Alves Ferreira, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – campus Cariacica.

Eliza Bartolozzi Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

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Publicado

2024-04-26

Como Citar

FERREIRA, A. A.; FERREIRA, E. B. O debate teórico sobre o federalismo e a sua influência no campo da Política Educacional brasileira. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 9, p. 1–16, 2024. DOI: 10.5212/retepe.v.9.23068.005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/23068. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artículos