O debate teórico sobre o federalismo e a sua influência no campo da Política Educacional brasileira

Autores

  • Andreza Alves Ferreira Instituto Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-3149-8134
  • Eliza Bartolozzi Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.9.23068.005

Resumo

O objetivo deste artigo é trazer o debate dos teóricos mais reconhecidos que estudam o tema do federalismo como instrumento para compreensão de suas influências nos estudos desenvolvidos no campo da Política Educacional pelos Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil. Trata-se de um estudo do tipo revisão da literatura, estado da arte, estudos de natureza teórica e/ou bibliográfica sobre o federalismo. Concluiu-se que, atualmente, o campo de estudos do federalismo mantém o paradigma (neo)institucionalista como matriz epistemológica, sendo imprescindível para explicar o funcionamento e o resultado das políticas públicas, sobretudo após as inovações que a Constituição Federal de 1988 propôs no desenho federativo brasileiro. Há uma predominância da literatura internacional, especialmente da Ciência Política norte-americana na produção nacional sobre o federalismo, com destaque para as pesquisas que analisam as políticas públicas. Apesar dessa influência, os autores nacionais não só adaptaram a literatura estrangeira para analisar a realidade nacional, mas também buscaram construir modelos interpretativos originais. Isso contribuiu para que esses autores fossem utilizados como referência teórica dos pesquisadores do campo da Política Educacional brasileiro.

Palavras-chave: Federalismo Educacional. Política Educacional. (Neo)institucionalismo. Campo. Metapesquisa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andreza Alves Ferreira, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – campus Cariacica.

Eliza Bartolozzi Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

Downloads

Publicado

2024-04-26

Como Citar

FERREIRA, A. A.; FERREIRA, E. B. O debate teórico sobre o federalismo e a sua influência no campo da Política Educacional brasileira. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 9, p. 1–16, 2024. DOI: 10.5212/retepe.v.9.23068.005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/23068. Acesso em: 19 jul. 2024.

Edição

Seção

Artículos