Mulher, professora e pesquisadora: trajetórias socioespaciais de docentes efetivas da Universidade Federal do Tocantins- Campus de Araguaína
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.11.i1.0009Resumo
A presente pesquisa discute as trajetórias socioespaciais das docentes efetivas do campus universitário da UFT em Araguaína – TO. O procedimento metodológico adotado consiste na análise dos currículos científicos e realização de entrevistas semiestruturadas com docentes da unidade Cimba e EMVZ. Por meio dos currículos científicos e das oralidades tornou-se possível averiguar os trajetos acadêmicos das professoras e as implicações das hierarquias de gênero estabelecidas no âmbito científico. Notamos que a ciência ainda reflete um campo masculinizado em função da construção social e histórica das representações femininas
atreladas ao meio privado/doméstico, corroborando para uma persistência das relações de dominação patriarcais.
Palavras-Chave: Professoras; UFT; Trajetórias Socioespaciais; Gênero.
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