Feminilidades e Masculinidades no Cariri Cearence: 'Na Escola não se Fala Sobre Isso!'

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.13.i2.0011

Resumo

Esta pesquisa tem como principal objetivo problematizar discursos acerca de gênero, feminilidades e masculinidades no contexto escolar do Cariri cearense, a partir de olhares discentes. A pesquisa contou com 13 estudantes de escolas públicas estaduais de um município do Cariri cearense, que participaram de entrevistas coletivas realizadas via plataforma digital. Empregamos a análise foucaultiana do discurso para examinar o material empírico. Os resultados obtidos evidenciaram a invisibilização da Educação Sexual na escola,
bem como as representações de gênero pautadas na ordem biológica e binária, o não reconhecimento das múltiplas feminilidades e masculinidades e demais identidades de gênero.

 

Biografia do Autor

Elaine de Jesus Souza, Universidade Federal do Cariri

Universidade Federal do Cariri

Elânia Francisca da Silva , Universidade Federal do Cariri

Universidade Federal do Cariri

Eugerbia Paula da Rocha, Universidade Federal do Cariri

Universidade Federal do Cariri

Ana Carolina de Moura Pereira, Universidade Federal do Cariri

Universidade Federal do Cariri

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos