E a Fralda de Pano, Quem vai Lavar? “Bela Maternidade”, Economia dos Cuidados e Ecofeminismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.14.i2.0006

Resumo

O presente artigo se propõe a fazer um estudo do movimento de maternidade natural, ou maternagem, compreendido aqui a partir das obras de Badinter (2011) e Vieira e Ávila (2018) e a naturalização da maternidade, compreendida através da obra de Scavone (2001), que
sustenta o exercício de uma maternidade pretensamente mais conectada com a natureza e com as necessidades da criança. A partir dessa revisão bibliográfica, pretende­se tomar como caso­ paradigma o material publicitário da linha de fraldas de pano assinadas pela cozinheira e apresentadora Bela Gil, em parceria com a empresa "Morada da Floresta", objetivando apreender os contornos, nesta, do ideário produzido por aquelas. Apresentados esses dados, serão tecidos breves apontamentos em relação ao material analisado e ao novo – com contornos de velho – ideário correspondente do exercício da maternidade, relacionando­os à parte das críticas da teoria feminista (Badinter, 2011; Scavone, 2001; Connell, 2015; 2016), bem como à divisão sexual do trabalho (Kergoat, 2009; Bruschini, 1985; Carrasco, 2008) e à constituição de espacialidades a partir de perspectivas da geografia feminista (Przybysz, 2017; Massey, 2008; Aitken 2000), apresentando­se um olhar trazido pelo ecofeminismo, objetivando perscrutar quais os acertos, as ausências e os problemas apresentados por esse novo ideário de maternidade.

Biografia do Autor

Bruna dos Santos Gonçalves, Un

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (2020). Atualmente é mestranda na Universidade Federal do ABC no Programa de Ciências Humanas e Sociais sob orientação da Professora Doutora Arlene Martinez.

Arlene Martinez Ricoldi, Universidade Federal do ABC

Doutora em sociologia pela Universidade de São Paulo e professora adjunta da Universidade Federal do ABC. Está credenciada nos Bacharelados em Ciências e Humanidades e Políticas Públicas. Integra o quadro de docentes permanentes do Programa de Pós Graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC, no qual atualmente exerce a função de coordenadora. Temáticas de interesse: gênero, direitos humanos, feminismos e movimentos de mulheres, políticas públicas para mulheres, trabalho das mulheres, articulação trabalho e família, acesso ao ensino superior e interseccionalidades.

Downloads

Publicado

2023-12-10

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos