E a Fralda de Pano, Quem vai Lavar? “Bela Maternidade”, Economia dos Cuidados e Ecofeminismo

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.14.i2.0006

Abstract

O presente artigo se propõe a fazer um estudo do movimento de maternidade natural, ou maternagem, compreendido aqui a partir das obras de Badinter (2011) e Vieira e Ávila (2018) e a naturalização da maternidade, compreendida através da obra de Scavone (2001), que
sustenta o exercício de uma maternidade pretensamente mais conectada com a natureza e com as necessidades da criança. A partir dessa revisão bibliográfica, pretende­se tomar como caso­ paradigma o material publicitário da linha de fraldas de pano assinadas pela cozinheira e apresentadora Bela Gil, em parceria com a empresa "Morada da Floresta", objetivando apreender os contornos, nesta, do ideário produzido por aquelas. Apresentados esses dados, serão tecidos breves apontamentos em relação ao material analisado e ao novo – com contornos de velho – ideário correspondente do exercício da maternidade, relacionando­os à parte das críticas da teoria feminista (Badinter, 2011; Scavone, 2001; Connell, 2015; 2016), bem como à divisão sexual do trabalho (Kergoat, 2009; Bruschini, 1985; Carrasco, 2008) e à constituição de espacialidades a partir de perspectivas da geografia feminista (Przybysz, 2017; Massey, 2008; Aitken 2000), apresentando­se um olhar trazido pelo ecofeminismo, objetivando perscrutar quais os acertos, as ausências e os problemas apresentados por esse novo ideário de maternidade.

Autor/innen-Biografien

Bruna dos Santos Gonçalves, Un

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (2020). Atualmente é mestranda na Universidade Federal do ABC no Programa de Ciências Humanas e Sociais sob orientação da Professora Doutora Arlene Martinez.

Arlene Martinez Ricoldi, Universidade Federal do ABC

Doutora em sociologia pela Universidade de São Paulo e professora adjunta da Universidade Federal do ABC. Está credenciada nos Bacharelados em Ciências e Humanidades e Políticas Públicas. Integra o quadro de docentes permanentes do Programa de Pós Graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC, no qual atualmente exerce a função de coordenadora. Temáticas de interesse: gênero, direitos humanos, feminismos e movimentos de mulheres, políticas públicas para mulheres, trabalho das mulheres, articulação trabalho e família, acesso ao ensino superior e interseccionalidades.

Veröffentlicht

2023-12-10

Ausgabe

Rubrik

Artigos / Articles/ Artículos