Saberes, sabores e geografias de vidas de mulheres cozinheiras: Reflexões de uma geógrafa e um geógrafo migrantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.15.i2.0005

Resumo

No presente artigo discutimos os processos, os conteúdos, as formas e as condições que significam e/ou qualificam a cozinha enquanto uma espacialidade geográfica, a qual denominamos de cozinha-território. O hífen marca as disputas de poder que se dão entre mulheres cozinheiras e homens cozinheiros quando da presença e participação de ambas corporeidades numa cozinha que se quer industrial. A saber, a nossa escrita foi alicerçada na revisão narrativa. Nesta, consta as contribuições teóricas das Geografias feministas, dos Feminismos negros e das chaves conceituais: território (RAFFESTIN, 1993), performatividade (BUTLER, 2003), interssecionalidade (CRENSHAW, 2002) e imagens de controle (COLLINS, 2019). Para discussão dos resultados fizemos a leitura e a problematização de relatos obtidos por meio de questionários descritivos que foram respondidos por algumas mulheres cozinheiras. Por fim, enfatizamos que a presença feminina na cozinha contemporânea está subordinada a um ethos sexista e machista, que em parte se diferencia de um ethos sexista e machista colonial, mas que a correspondência entre ambos se dá quando verificamos que as mulheres cozinheiras seguem sendo oprimidas em razão de sua feminilidade, seu corpo e suas habilidades (intelectuais, físicas e/ou emocionais).

Downloads

Biografia do Autor

Daniele Araújo Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Geografia no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e integrante do Núcleo de Estudos em Geografia Agricultura e Alimentação (NUGAAL). Mestre em Geografia e Gestão do Território pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Trabalho de Mestrado realizado sobre Concentração de Nutrientes no Solo, pesquisa inédita (Bolsista CnPq). Graduada em Geografia, Licenciatura e Bacharel (UFU), bolsista de Iniciação Cientifica (FAPEMIG).

Victor Dantas Siqueira Pequeno, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/UUCG) com período sanduíche na Facultad de Geografía da Universidad de La Habana (2022.2). Foi Bolsista de Iniciação Científica (2018.2 - 2019.1) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vinculado a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI) da UEMS/UUCG. Pesquisador no Laboratório de Espacialidades Urbanas (LabEU) - UFSM/CNPq.

Downloads

Publicado

2025-04-17

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos