A relação generificada entre o zoneamento urbano do transporte público e as implicações para a provisão de banheiros públicos. Doi: 10.5212/Rlagg.v.3.i2.061075
Palavras-chave:
banheiros públicos, gênero, sustentabilidade, planejamento, transportesResumo
Este artigo analisa a relação entre a provisão de banheiros públicos e os sistemas de transportes terrestres urbanos, associado as "diferentes" necessidades das mulheres, tendo como referência o Reino Unido, bem como as preocupações compartilhadas internacionalmente. 'Banheiros' são os componentes de gênero finais do ambiente construído e uma das fronteiras remanescentes da desigualdade sexual. As mulheres, historicamente, têm menos provisões de banheiros públicos do que os homens. Embora as mulheres sejam a maioria da população (52%), suas necessidades raramente são levadas em conta na realização da política urbana. A primeira parte do artigo discute os problemas que as mulheres encontram em cidades concebidas e planejadas sem levar em conta o gênero. A segunda parte do artigo, como ilustração de um aspecto da situação, discute as formas nas quais melhores banheiros públicos possibilitam as mulheres e outros grupos desfavorecidos, acessar e se locomover dentro da cidade de forma mais confortável, sem ser impedido pela 'bexiga'. Argumenta-se que provisão de banheiros deve ser uma questão de planejamento espacial para qualquer governo, buscando implementar a igualdade de seus cidadãos. As mulheres são maioria dos usuários do transporte público, tendo menos chances de ter acesso a um carro do que os homens. As mulheres têm padrões e cadeias de deslocamento diferentes dos homens, sendo que elas buscam combinar os seus deveres domésticos, os compromissos com as crianças e o trabalho fora de casa. Há uma necessidade de relacionar a localização e provisão do banheiro às questões de gênero, porque as mulheres são mais propensas a estarem fora de casa com as suas famílias, bebês, crianças pequenas e idosos. Banheiros públicos são o elo que falta na criação de cidades sustentáveis, acessíveis e equitativas. Se o governo quer que as pessoas abandonem seus automóveis e voltem para o transporte público, caminhem e andem de bicicleta (WDS, 2005), é essencial fornecer banheiros públicos nas estações ferroviárias, pontos de ônibus, terminais de transporte, ciclovias e centros da atividade como como mercados, shopping centers e zonas de emprego. Se melhores projetos e ações forem desenvolvidos para as mulheres, então é provável que um grande número de outros grupos de desfavorecidos sejam beneficiados também, os quais compartilham semelhantes problemas de acesso à um banheiro decente, incluindo idosos e pessoas com deficiência.
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