A relação generificada entre o zoneamento urbano do transporte público e as implicações para a provisão de banheiros públicos. Doi: 10.5212/Rlagg.v.3.i2.061075

Authors

  • Clara Henrietta Greed UWE Bristol

Keywords:

banheiros públicos, gênero, sustentabilidade, planejamento, transportes

Abstract

Este artigo analisa a relação entre a provisão de banheiros públicos e os sistemas de transportes terrestres urbanos, associado as "diferentes" necessidades das mulheres, tendo como referência o Reino Unido, bem como as preocupações compartilhadas internacionalmente. 'Banheiros' são os componentes de gênero finais do ambiente construído e uma das fronteiras remanescentes da desigualdade sexual. As mulheres, historicamente, têm menos provisões de banheiros públicos do que os homens. Embora as mulheres sejam a maioria da população (52%), suas necessidades raramente são levadas em conta na realização da política urbana. A primeira parte do artigo discute os problemas que as mulheres encontram em cidades concebidas e planejadas sem levar em conta o gênero. A segunda parte do artigo, como ilustração de um aspecto da situação, discute as formas nas quais melhores banheiros públicos possibilitam as mulheres e outros grupos desfavorecidos, acessar e se locomover dentro da cidade de forma mais confortável, sem ser impedido pela 'bexiga'. Argumenta-se que provisão de banheiros deve ser uma questão de planejamento espacial para qualquer governo, buscando implementar a igualdade de seus cidadãos. As mulheres são maioria dos usuários do transporte público, tendo menos chances de ter acesso a um carro do que os homens. As mulheres têm padrões e cadeias de deslocamento diferentes dos homens, sendo que elas buscam combinar os seus deveres domésticos, os compromissos com as crianças e o trabalho fora de casa. Há uma necessidade de relacionar a localização e provisão do banheiro às questões de gênero, porque as mulheres são mais propensas a estarem fora de casa com as suas famílias, bebês, crianças pequenas e idosos. Banheiros públicos são o elo que falta na criação de cidades sustentáveis, acessíveis e equitativas. Se o governo quer que as pessoas abandonem seus automóveis e voltem para o transporte público, caminhem e andem de bicicleta (WDS, 2005), é essencial fornecer banheiros públicos nas estações ferroviárias, pontos de ônibus, terminais de transporte, ciclovias e centros da atividade como como mercados, shopping centers e zonas de emprego. Se melhores projetos e ações forem desenvolvidos para as mulheres, então é provável que um grande número de outros grupos de desfavorecidos sejam beneficiados também, os quais compartilham semelhantes problemas de acesso à um banheiro decente, incluindo idosos e pessoas com deficiência.

Author Biography

Clara Henrietta Greed, UWE Bristol

Professor of inclusive urban planning in the school of architecture and planning in the faculty of environment and technology. My interests are in gender, equality, accessibility, planning for everyday life and social needs in the city

Published

2012-06-14

Issue

Section

Artigos / Articles/ Artículos