A relação generificada entre o zoneamento urbano do transporte público e as implicações para a provisão de banheiros públicos. Doi: 10.5212/Rlagg.v.3.i2.061075
Palabras clave:
banheiros públicos, gênero, sustentabilidade, planejamento, transportesResumen
Este artigo analisa a relação entre a provisão de banheiros públicos e os sistemas de transportes terrestres urbanos, associado as "diferentes" necessidades das mulheres, tendo como referência o Reino Unido, bem como as preocupações compartilhadas internacionalmente. 'Banheiros' são os componentes de gênero finais do ambiente construído e uma das fronteiras remanescentes da desigualdade sexual. As mulheres, historicamente, têm menos provisões de banheiros públicos do que os homens. Embora as mulheres sejam a maioria da população (52%), suas necessidades raramente são levadas em conta na realização da política urbana. A primeira parte do artigo discute os problemas que as mulheres encontram em cidades concebidas e planejadas sem levar em conta o gênero. A segunda parte do artigo, como ilustração de um aspecto da situação, discute as formas nas quais melhores banheiros públicos possibilitam as mulheres e outros grupos desfavorecidos, acessar e se locomover dentro da cidade de forma mais confortável, sem ser impedido pela 'bexiga'. Argumenta-se que provisão de banheiros deve ser uma questão de planejamento espacial para qualquer governo, buscando implementar a igualdade de seus cidadãos. As mulheres são maioria dos usuários do transporte público, tendo menos chances de ter acesso a um carro do que os homens. As mulheres têm padrões e cadeias de deslocamento diferentes dos homens, sendo que elas buscam combinar os seus deveres domésticos, os compromissos com as crianças e o trabalho fora de casa. Há uma necessidade de relacionar a localização e provisão do banheiro às questões de gênero, porque as mulheres são mais propensas a estarem fora de casa com as suas famílias, bebês, crianças pequenas e idosos. Banheiros públicos são o elo que falta na criação de cidades sustentáveis, acessíveis e equitativas. Se o governo quer que as pessoas abandonem seus automóveis e voltem para o transporte público, caminhem e andem de bicicleta (WDS, 2005), é essencial fornecer banheiros públicos nas estações ferroviárias, pontos de ônibus, terminais de transporte, ciclovias e centros da atividade como como mercados, shopping centers e zonas de emprego. Se melhores projetos e ações forem desenvolvidos para as mulheres, então é provável que um grande número de outros grupos de desfavorecidos sejam beneficiados também, os quais compartilham semelhantes problemas de acesso à um banheiro decente, incluindo idosos e pessoas com deficiência.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.