Relação Gênero Saneamento e os Impactos Causados na Vida e Saúde de Mulheres em um Município do Interior de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.14.i1.0001Abstract
A pesquisa pretende descrever os impactos que a falta de saneamento básico traz à saúde da mulher em seu cotidiano; e verificar a distribuição temporal dos casos de doenças de veiculação hídrica notificados nos serviços de referência de Arcoverde, Pernambuco, no
período de 2015 a 2021, com a finalidade de caracterizar o perfil da população acometida do gênero feminino. Para tanto, utilizouse de pesquisa de abordagem quantitativa, do tipo bibliográfica de campo e exploratória. De 2015 até 2021, foram registradas 1.118 notificações por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado em Arcoverde, dessas, 52,68% (589) foram de pessoas do gênero feminino, com maior faixa etária acometida entre 0 a 4 anos (30,82%), sendo a raça autodeclarada de 243 (46%) pessoas, parda; 48 (9%), branca; e 18 (4%), preta. Concluise que a ausência de soluções sanitárias compromete, sobretudo, a vida das mulheres, que têm no seu cotidiano tarefas relacionadas ao saneamento e que, ao mesmo tempo, pouco participam das tomadas de decisões em relação a essas questões.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.