A Produção do Espaço Urbano do Núcleo Rio VerdePA na Década de 1980: Entre o Espaço Hegemônico e as Práticas Socioespaciais Generificadas de Resistência
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.14.i2.0004Abstract
Com o desenvolvimento do Programa Grande Carajás, na década de 1980, intensas transformações socioespaciais marcaram a Amazônia Oriental e aprofundaram as desigualdades de gênero, de raça e de renda na região. Nesse contexto, objetivase analisar a produção do espaço urbano do núcleo Rio VerdePA, em face às dimensões hegemônicas espaciais, a saber: geométrica, óptica e fálica; e as práticas socioespaciais generificadas de resistência. Este é um estudo de caso simples, que lança mão da técnica analítica da análise documental. Entendese que o espaço geográfico vai para além de suas dimensões hegemônicas que camuflam e reproduzem as desigualdades. Ele é produto e produtor de uma humanidade pluriétnica, com múltiplas possibilidades de construção de relações de gênero, como no espaço generificado de resistência do Rio das Lavadeiras.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.