This is an outdated version published on 2022-07-02. Read the most recent version.

As Trajetórias de Vida­ Formação­Profissão de Ella, Filomena, Maria e Sol

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.13.i1.0005

Abstract

This article brings the reflections, writings and socio-spatial academic trajectories of Ella, Filomena, Maria and Sol: four black professors working in the geography teaching at Geography’s Department of brazilian public universities. To listen to their narratives, we chose the methodologies of life history and intersecionality. Were used the following research instruments: questionnaire, semi-structured interview and academic autobiographical memorial – written by the professors. The results show the importance of analyzing the different socio-spatial trajectories of black professors to understand what it means to be a black woman in a public university within the Geography course.

Author Biographies

Luyanne Catarina Lourenço Azevedo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestra em Geografia pelo programa Produção Social do Espaço: Natureza, Política e Processos Formativos em Geografia, da Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ), na linha de Ensino de Geografia. Licenciada e Bacharela em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professora de Geografia da rede pública municipal do Rio de Janeiro (SME-RJ). Atua na área de Ensino de Geografia, com ênfase nas relações Étnico-raciais, de Gênero e suas Interseccionalidades. Também tem interesse pelas áreas de formação e produção autoral docente, políticas educacionais e Geografias Emocionais. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Geografia, Educação e Cidades (GEPGEEC UERJ/FFP) desde 2019.

Ana Cláudia Ramos Sacramento, UERJ

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Faculdade de Formação de Professores (2002), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2007) e Doutora em Geografia Física pela DG-FFLCH-USP (2012) . Tem experiência como professora das redes pública e privada no Estado do Rio de janeiro e no município de São Paulo. Atualmente é professora associada no Departamento de Geografia da UERJ-FFP com atuação na área de Ensino de Geografia, na graduação, na especialização e no mestrado, principalmente nos seguintes temas: Educação Geográfica, Formação de Professor, Currículo e Didática de Geografia. Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ 2018-2021). Coordenadora Projetos FAPERJ. 

Published

2022-07-02

Versions

Issue

Section

Artigos / Articles/ Artículos