Esta es un versión antigua publicada el 2022-07-02. Consulte la versión más reciente.

As Trajetórias de Vida­ Formação­Profissão de Ella, Filomena, Maria e Sol

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.13.i1.0005

Resumen

Este artículo trae las reflexiones, escritos y trayectorias socioespaciales y académicas de Ella, Filomena, María y Sol: cuatro profesores negros que trabajan en la enseñanza de la Geografía en el Departamento de Geografía de las universidades públicas brasileñas. Para escuchar sus narrativas se eligieron las metodologías de historia de vida e interseccionalidad, y como instrumentos de investigación se utilizaron: cuestionario, entrevista semiestructurada y memoria académica autobiográfica redactada por los docentes. Los resultados muestran la importancia de analizar las diferentes trayectorias socioespaciales de los docentes, para comprender qué significa ser mujer negra en una universidad pública dentro del curso de Geografía.

Biografía del autor/a

Luyanne Catarina Lourenço Azevedo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestra em Geografia pelo programa Produção Social do Espaço: Natureza, Política e Processos Formativos em Geografia, da Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ), na linha de Ensino de Geografia. Licenciada e Bacharela em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professora de Geografia da rede pública municipal do Rio de Janeiro (SME-RJ). Atua na área de Ensino de Geografia, com ênfase nas relações Étnico-raciais, de Gênero e suas Interseccionalidades. Também tem interesse pelas áreas de formação e produção autoral docente, políticas educacionais e Geografias Emocionais. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Geografia, Educação e Cidades (GEPGEEC UERJ/FFP) desde 2019.

Ana Cláudia Ramos Sacramento, UERJ

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Faculdade de Formação de Professores (2002), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2007) e Doutora em Geografia Física pela DG-FFLCH-USP (2012) . Tem experiência como professora das redes pública e privada no Estado do Rio de janeiro e no município de São Paulo. Atualmente é professora associada no Departamento de Geografia da UERJ-FFP com atuação na área de Ensino de Geografia, na graduação, na especialização e no mestrado, principalmente nos seguintes temas: Educação Geográfica, Formação de Professor, Currículo e Didática de Geografia. Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ 2018-2021). Coordenadora Projetos FAPERJ. 

Publicado

2022-07-02

Versiones

Número

Sección

Artigos / Articles/ Artículos