O Lugar do Género na Produção de Gentrificação e de Novas Procuras Residenciais no Centro Histórico de Lisboa / The Place of Gender in the Production of Gentrification and New Residential Searches in the Historic Center... DOI: 10.5212/Rlagg.v.1.i1.089105

Autores/as

  • Luís Filipe Mendes Instituto de Geografia e de Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa

Palabras clave:

Gentrificação, Género, Novas Classes Médias, Bairro Alto, Lisboa.

Resumen

Seleccionando o Bairro Alto como caso ilustrativo deste processo de gentrificação na cidade de Lisboa, analisaremos as importantes transformações na sua estrutura demográfica e sócio-cultural, com a chegada de novos moradores, desde o início dos anos 80. A hipótese é a de que a reconfiguração de estratégias residenciais de sectores sociais específicos, nos quais a questão do género tem um contributo especial, tem conduzido à emergência de novos modelos de apropriação e de vivência do habitat e, por conseguinte, ao aparecimento de novos produtos imobiliários e novos formatos de alojamento no bairro.

Biografía del autor/a

Luís Filipe Mendes, Instituto de Geografia e de Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa

BiografiaO Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa foi fundado em 1943 pelo Professor Orlando Ribeiro. Actualmente, com uma equipa de 76 investigadores, 42 dos quais doutorados, o CEG-UL constitui uma referência incontornável na investigação e divulgação da geografia em Portugal, sendo também uma unidade de pesquisa relevante ao nível europeu.

Publicado

2010-03-12

Número

Sección

Artigos / Articles/ Artículos