O Lugar do Género na Produção de Gentrificação e de Novas Procuras Residenciais no Centro Histórico de Lisboa / The Place of Gender in the Production of Gentrification and New Residential Searches in the Historic Center... DOI: 10.5212/Rlagg.v.1.i1.089105
Mots-clés :
Gentrificação, Género, Novas Classes Médias, Bairro Alto, Lisboa.Résumé
Seleccionando o Bairro Alto como caso ilustrativo deste processo de gentrificação na cidade de Lisboa, analisaremos as importantes transformações na sua estrutura demográfica e sócio-cultural, com a chegada de novos moradores, desde o início dos anos 80. A hipótese é a de que a reconfiguração de estratégias residenciais de sectores sociais específicos, nos quais a questão do género tem um contributo especial, tem conduzido à emergência de novos modelos de apropriação e de vivência do habitat e, por conseguinte, ao aparecimento de novos produtos imobiliários e novos formatos de alojamento no bairro.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.