¿Qué lleva las parejas del mismo sexo a salir del closet? Un análisis econométrico de la expresión de la conyugalidad homosexual en el Censo brasileño de 2010

Autores/as

  • Pedro de Souza Ferreira Universidade de Brasília. Membro bolsista do Programa de Educação Tutorial em Relações Internacionais da Universidade de Brasília (PET-REL).

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.11.i1.0010

Resumen

Este artigo tem como objetivo investigar quais estatísticas dos municípios brasileiros estão associadas a níveis mais altos de pessoas que declararam viver com um companheiro do mesmo sexo em 2010. Utilizando uma metodologia econométrica e dados do Censo demográfico de 2010, primeira pesquisa oficial a levantar estatísticas universais sobre a população homossexual do Brasil, a pesquisa mensurou a importância de cada uma das variáveis levantadas, individualmente e em conjunto. O trabalho encontrou evidências que sugerem que a televisão, o tamanho da população, a urbanização, a incidência de AIDS, a existência de pessoas divorciadas e de mulheres responsáveis por domicílios tiveram impactos positivos sobre a expressão da conjugalidade homossexual nas cidades brasileiras. Por outro lado, a religião teve resultados ambivalentes.
Palavras-­Chave: Conjugalidade Homossexual; Homossexualidade no Brasil; Demografia; Econometria; Censo Demográfico Brasileiro de 2010.

Biografía del autor/a

Pedro de Souza Ferreira, Universidade de Brasília. Membro bolsista do Programa de Educação Tutorial em Relações Internacionais da Universidade de Brasília (PET-REL).

Estudante de graduação do curso de Relações Internacionais da Universidade de Brasília e aluno em intercâmbio por um semestre em Sciences Po, Paris.

Publicado

2020-09-11

Número

Sección

Artigos / Articles/ Artículos