Memória e Constituição da identidade de uma Professora Travesti
DOI :
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.9.i2.0020Mots-clés :
memória, identidade, professora, travesti e educaçãoRésumé
O Ensaio traz como referencial teórico a questão da memória, considerada, para tanto, como constituidora de sentidos e significados históricos, possibilitando, no tempo presente, ressignificar a constituição da identidade de uma professora travesti. Com isto, pretende-se articular esta perspectiva teórico-metodológica com suas experiências e vivências na Educação Pública, tanto como aluna ou como professora, e atualmente, como doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada a Linha de Pesquisa: Dissidências de Gênero, Educação e Relações Étnico-Raciais do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Travestilidades, Transexualidades e Transgeneridades (NETRANS). A memória como categoria central, é utilizada com a finalidade de retratar as mulheres invisíveis, as sombras, as minorias, as sujeitas excluídas da História Oficial, concernente a construção do mundo e da realidade.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.