A Geografia e a violência de vênero: um olhar a partir de Três Lagoas - MS
DOI :
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.11.i1.0005Résumé
Dentre as inúmeras hierarquias e relações desiguais que estruturam nossa sociedade, ressaltamos as de gênero, que não excluem, mas se combinam com outras desigualdades, sobretudo as econômicas e raciais. Apresentamos neste texto algumas análises do ponto de vista da Geografia sobre a violência de gênero com base em dados quantitativos, mas sobretudo informações qualitativas geradas com a realização de uma entrevista cujo recorte territorial foi a cidade de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. Consideramos que os casos de violência de gênero não se restringem às classes sociais mais vulneráveis, embora sejam os mais denunciados e que ganham maior dimensão pública pela mídia. A violência de gênero se expressa de diferentes formas nas hierarquias, classes sociais e no espaço. A dependência econômica não é a única dimensão que dificulta ou impossibilita a saída da mulher da casa e da relação opressora, mas verificamos que outros fatores como dependência afetiva e medo de mais violência (em razão das ameaças) também influenciam a decisão da mulher. Por fim, verificamos que o processo desigual de relações de gênero condiciona relações desiguais de poder dentro e fora das casas, como foi o caso analisado com base em nossa entrevistada.
Palavras-Chave: Violência de Gênero; Relações de Poder; Espaço; Três LagoasMS.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.