Repercussões do trabalho masculino nas instituições de educação infantil. Doi: 10.5212/Rlagg.v.3.i2.165173

Auteurs-es

  • Ana Paula Tatagiba PUC-Rio

Mots-clés :

homens, educação, infância, cuidado

Résumé

A assunção do cargo de agente auxiliar de creche por homens, nas creches públicas mantidas pela Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, colocou no centro do debate a forma como a escola brasileira consolidou-se num “território” generificado com hegemonia feminina. Este artigo divulga os resultados parciais da pesquisa “Experiências masculinas em território feminino: gênero, educação e infância”. O objetivo geral consiste em caracterizar os processos de construção e reconstrução do masculino, no exercício de funções desenvolvidas em território feminino. No que se refere à consideração da concepção de “território”, o trabalho de Raffestin, Rogério Haesbaert e Milton Santos embasam o estudo em curso.

Biographie de l'auteur-e

Ana Paula Tatagiba, PUC-Rio

Pedagoga. Mestre em Política Social. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

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Publié-e

2012-06-14

Numéro

Rubrique

Artigos / Articles/ Artículos