Trabalho Reprodutivo e Ensino de Geografia: Reflexões para a Abordagem do Tema nos Anos Finais no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.14.i1.0006Abstract
A imposição de currículos e diretrizes educacionais na educação brasileira, cujas abordagens, em seu conteúdo, estão ligadas aos interesses de mercado, tem como pressuposto a homogeneização da realidade e ocultamento de diversos marcadores sociais, dentre eles o de gênero. A partir da análise do eixo "Mundo do Trabalho", da BNCC, no componente de geografia, para os anos finais do Ensino Fundamental, realizamos uma breve discussão sobre ensino e o trabalho reprodutivo imposto às mulheres no capitalismo. Esperase evidenciar a espacialidade do trabalho reprodutivo, sendo importante seu reconhecimento no ensino de geografia para a formação de estudantes críticos e com possibilidades de leituras do mundo menos direcionadas pela ideologia do capital.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.