Drag queens em banheiros públicos coletivos e ruas de Foz do Iguaçu: cartografias de corpos dissidentes em lugares transientes

Autores

  • Mateus Garcia Spindula Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Leo Name Universidade Federal da Integração Latino-americana
  • Andréia Moassab Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.11.i2.0001

Resumo

Partimos de uma crítica às representações cartográficas convencionais e de um breve levantamento dos escritos em geografia e arquitetura e urbanismo sobre espaço, gênero e sexualidades. Abordaremos os trânsitos de um grupo de drag queens em Foz do Iguaçu, no Paraná, por ruas e banheiros públicos coletivos, os quais consideramos lugares transientes. Relataremos um trabalho de campo que por três diferentes noites acompanhou esse grupo, utilizando a metodologia móvel do sombreamento e posteriormente produzindo dois conjuntos de cartografias: os “mapas da violência”, que colaborativamente registraram as repressões espaciais na experiência destas drag queens em movimento; e as colagens banheirísticas, autorrepresentações das vivências de algumas delas nos banheiros coletivos.

Palavras-chave: drag queen, lugar transiente, cartografia, banheiro público, sombreamento.

 

Biografia do Autor

Mateus Garcia Spindula, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Bacharel em Arquitetura e Urbanismo (UNILA)

Leo Name, Universidade Federal da Integração Latino-americana

Docente na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, no Curso de Arquitetura e Urbanismo, no Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos. Líder do grupo de pesquisa ¡DALE! -- Decolonizar a América Latina e seus Espaços, cadastrado desde 2016 no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Autor do livro "Geografia pop" (Apicuri/PUC-Rio, 2013).

Andréia Moassab, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Docente na Universidade Federal da Integração Latino-Americana no Curso de Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2021-03-09

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos