AÇÕES AFIRMATIVAS: A POLÊMICA EM TORNO DA CONSTITUCIONALIDADE DA POLÍTICA DE COTAS PARA NEGROS NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.19i2.0002

Autores

  • Fabrício Bittencourt da Cruz Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Fernanda Van Kan Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Ação afirmativa. Igualdade. Cotas raciais. Proporcionalidade. Constitucionalidade.

Resumo

O presente trabalho, desenvolvido sob o método dedutivo, trata das ações afirmativas como meio de concretização da igualdade material, em especial da polêmica em torno da constitucionalidade da política de cotas para negros no ensino superior público brasileiro. Analisa o princípio e o direito fundamental à igualdade; o contexto, a definição e o desenvolvimento das ações afirmativas, principalmente nos Estados Unidos e no Brasil, para a partir daí tratar da política de cotas raciais, trazendo algumas manifestações da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 186, que tramita no Supremo Tribunal Federal, ainda pendente de julgamento. O objetivo deste trabalho é incentivar o debate, apresentando argumentos favoráveis e desfavoráveis à reserva de vagas para negros nos bancos universitários. Sob o manto do postulado da proporcionalidade enquanto marco teórico, analisa a constitucionalidade da política de cotas raciais no ensino superior público brasileiro.

Biografia do Autor

Fabrício Bittencourt da Cruz, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Magistrado Federal.

Professor Assistente no Departamento de Direito do Estado (UEPG).

Professor da Escola da Magistratura Federal no Paraná.

Professor da Escola da Magistratura Estadual no Paraná.

Mestre em Direito pela PUC-PR

Fernanda Van Kan, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Downloads

Publicado

2012-11-22

Como Citar

BITTENCOURT DA CRUZ, F.; VAN KAN, F. AÇÕES AFIRMATIVAS: A POLÊMICA EM TORNO DA CONSTITUCIONALIDADE DA POLÍTICA DE COTAS PARA NEGROS NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.19i2.0002. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 107–120, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/3061. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos