A IMPORTÂNCIA DA ACESSIBILIDADE PARA A EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2023.b

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Acessibilidade, Direitos Humanos

Resumo

Considerando que a educação é um direito social e a acessibilidade é um direito constitucional, buscou-se refletir sobre a importância da acessibilidade para a efetivação da inclusão escolar no âmbito educacional. A pesquisa foi feita em bibliotecas e na internet, por meio de sites governamentais e educacionais. Os documentos, leis, decretos, normas, artigos, dissertações e teses encontrados foram sistematizados a fim de subsidiar a discussão.O estudo apontou  um aumento da legislação que trata das questões de acessibilidade para a pessoa com deficiência, como também o crescimento dos estudos nos espaços educacionais, tanto do ensino básico como no superior. Apontou, também, que não é suficiente somente a adequação desse espaço para que a inclusão ocorra, é necessário que ocorra, igualmente, as adequações dos recursos pedagógicos e a capacitação do corpo docente.

Biografia do Autor

Adna Leão, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Adventista Integrada de Minas Gerais- Fadminas. Tem experiência em Educação, com ênfase em educação infantil.

Everson Manjinski, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professor da Graduação e Pós-graduação lato-sensu da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professor do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), Pós-Doutorando e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (PPGE/UEPG), Pós-doutor em Ciências Jurídicas (UNLM), Doutor(UAA) e Mestre em Direito (UAA). Também é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), tendo cursado bacharelado em Direito (UEPG) e licenciatura em Letras (UEPG). Autor de vários livros e artigos. Pesquisador certificado do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão (NEPEDHI) e integrante do Grupo de Pesquisa Políticas públicas, educação permanente e práticas educacionais de jovens, adultos e idosos. Tem experiência na área de Educação Superior. Atua nas linhas de pesquisa em Educação Inclusiva, direitos humanos e ensino superior. Sua linha de pesquisa está calcada no Projeto "Os direitos humanos como reflexo de internacionalização luso-espanhola, africana na educação inclusiva brasileira"

Downloads

Publicado

2023-08-28

Como Citar

LEÃO, A.; MANJINSKI, E. . A IMPORTÂNCIA DA ACESSIBILIDADE PARA A EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL NO AMBIENTE ESCOLAR. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 1, 2023. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2023.b. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22104. Acesso em: 27 abr. 2024.