POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA DAS CRIANÇAS NAS ESCOLAS DO CAMPO:
direito e dignidade humana
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2023.hPalavras-chave:
EDUCAÇÃO DO CAMPO, LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL, CRIANÇAS, DIREITOS HUMANOSResumo
O estudo é resultante de reflexões realizadas no desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado, o qual se propõe a discutir a caracterização da educação do campo, quais as leis que estabelecem as diretrizes para esse ensino, bem como para a permanência das crianças nas escolas do campo. Partindo dessas reflexões iniciais, propõe-se como objetivo geral: identificar como o acesso e a permanência das crianças nas escolas do campo é garantida na legislação brasileira. Como objetivos específicos pretendemos: apresentar a legislação sobre a educação do campo; analisar os possíveis desafios existentes no acesso e na permanência das crianças em escolas do campo; e por fim perceber quais as ações que precisam ser realizadas, para o acesso e a permanência dos alunos em escolas do campo. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico, o qual busca o aprofundamento científico sobre a temática. O trabalho revelou que a educação do campo possui desafios; que seu reconhecimento e compreendimento por vezes são incorretos, e o acesso e a permanência das crianças nessa modalidade de ensino é em alguns momentos prejudicada, os motivos são: precariedade ou falta do transporte escolar, e a falta de compreensão sobre a importância da escolarização e valorização da cultura campesina.
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