A ética do cuidado como princípio da Educação Inclusiva para crianças autistas nos espaços de educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.22996

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Ética do cuidado,, Educação Infantil, Autismo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as contribuições da ética do cuidado na educação inclusiva, especialmente no processo de inclusão da criança autista na educação infantil. Realizamos um estudo qualitativo, por meio de uma revisão de literatura e análise documental como percurso metodológico, baseando-se na análise de documentos fundamentais como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – Lei N° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a Lei n° 12764/2012 e a Constituição Federal, que asseguram os princípios de igualdade e dignidade humana, direitos sociais e individuais.  As reflexões sobre práticas pedagógicas baseadas na ética do cuidado foram fundamentadas nos estudos de Böck (2020); Gesser e Fietz (2021); Gesser, Zirbel e Luiz (2022) e Silva et al (2021), que exploram essa temática de maneira aprofundada. Os estudos indicam que práticas pedagógicas baseadas na ética do cuidado, integradas ao currículo educacional, tratadas como questões de dignidade humana e justiça social, podem romper as barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência nos contextos de aprendizagem. Isso é particularmente relevante para crianças autistas na educação infantil, garantindo-lhes igualdade de oportunidades. As autoras citam por exemplo, que práticas pedagógicas baseadas na ética do cuidado, presam pelo planejamento e desenvolvimento de materiais e atividades com base nos interesses específicos e habilidades de cada criança, para conseguir engajá-las  nas vivências do cotidiano, citam também como exemplo, a importância da adequação curricular para atender às diversas necessidade das crianças, garantindo que todos tenham a oportunidade de demonstrar seu aprendizado de maneiras que melhor se alinhem às suas capacidades. Este artigo destaca a urgência de práticas educativas que reconheçam e valorizem a ética do cuidado, não como uma prática caritativa, mas como um respeito genuíno às diferenças humanas. A implementação dessas práticas na educação infantil pode promover uma educação mais inclusiva e digna, garantindo que todas as crianças, especialmente as autistas, tenham suas necessidades atendidas de maneira justa e equitativa

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Biografia do Autor

Juliana Paixão de Jesus, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda em Educação Inclusiva pela Universidade do Estado de Santa Catarina (PROFEI/UDESC) e Professora de Educação Infantil da rede municipal de Biguaçu

Solange Cristina da Silva, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no Centro de Educação a Distância (CEAD). Coordenadora do Laboratório de Educação Inclusiva (LEdI/CEAD/UDESC). Professora do centro de Educação a distância/UDESC e Mestrado Profissional Educação Inclusiva - PROFEI. Membro dos Grupos de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão (UDESC) e Núcleo de Estudos sobre Deficiência - NED (UFSC). Membro da Rede Traduzir-se: autismo em primeira pessoa na prática acadêmica", coordenada pelo professor Luiz Henrique Magnani, do Instituto de Literatura e Linguística/UFVJM. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1992), Mestrado em Educação (1999) e doutorado em psicologia (2020) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva, Estudos da deficiência, Acessibilidade, autismo, Desenho Universal para Aprendizagem e Educação a Distância.

Geisa Letícia Kempfer Böck, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no Laboratório de Educação Inclusiva (LEdI) do Centro de Educação a Distância (CEAD). Coordenadora do Curso de Pós Graduação em nível de especialização em Educação Inclusiva CEAD/UDESC. Professora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI e do Doutorado em Educação no PPGE/FAED/UDESC. Líder do grupo de Pesquisa Educação, Arte e Inclusão (UDESC), membro do grupo de pesquisa OPEN - Observatório de Políticas Curriculares e Educação Inclusiva (UDESC) do Núcleo de Estudos sobre Deficiência - NED (UFSC). Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Educação e Formação de Educadores pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2004), e doutorado no programa de pós-graduação em Psicologia da UFSC. Atuou como professora do AEE (2004 a 2008) e como Gerente da Educação Inclusiva na Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis de 2008 a 2011. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação, acessibilidade, educação inclusiva, Deficiência e Desenho Universal para Aprendizagem.

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Publicado

2025-05-04

Como Citar

PAIXÃO DE JESUS, J.; CRISTINA DA SILVA, S. .; BÖCK, G. L. K. A ética do cuidado como princípio da Educação Inclusiva para crianças autistas nos espaços de educação infantil. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 83–97, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.22996. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22996. Acesso em: 20 jun. 2025.