Orientação de tutoria na educação superior

experiência com acadêmicas com deficiência visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.23768

Palavras-chave:

tutoria, deficiência visual, educação superior

Resumo

 A permanência e o bom desempenho acadêmico de estudantes com deficiência na Educação Superior garantidos pela legislação brasileira dependem de ações para eliminação ou redução das barreiras pedagógicas. A questão problematizadora deste artigo consiste em: como a tutoria pode contribuir para conclusão bem sucedida de curso de graduação de acadêmicas com deficiência visual? O objetivo é apresentar o relato de experiência do trabalho de orientação da atuação de duas tutoras do Programa de Tutoria Discente (PROTUDI) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) voltada para duas acadêmicas com deficiência visual no curso presencial de Pedagogia no período de junho/2022 a dezembro/2023. Para tanto, foram realizadas análises dos planos de atividades e relatórios anuais das tutoras, dos registros das reuniões entre professora orientadora, tutoras e tutoradas; e dos comunicados enviados às/aos docentes das disciplinas cursadas. As análises basearam-se na produção acadêmica da Educação Inclusiva e da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados apontaram para a contribuição da experiência para permanência estudantil e conclusão do curso no tempo previsto; compreensão e emprego da acessibilidade na formação inicial das tutoras e tutoradas, bem como na ampliação de conhecimento e experiência no acompanhamento pedagógico de universitárias com deficiência para a professora orientadora. Conclui-se que a tutoria pode ser um recurso para o apoio acadêmico de estudantes com deficiência visual.



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Biografia do Autor

Karen Ribeiro, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Psicologia (bacharelado e formação de psicóloga) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 1996), graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP, 2005), mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP, 2003) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP, 2011). Atualmente é professora do Departamento de Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).  Vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos de Aprendizagem (GEP-ProA).

Bruna Czyrik, Prefeitura de Ponta Grossa

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professora  de processo seletivo simplificado na rede municipal de ensino da Prefeitura de Ponta Grossa.



Fernanda Aparecida Gonçalves da Silva Faria, Egressa da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).



Jéssica Carolina dos Santos Paiva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UEPG)



Tamiris Aparecida Sinhuri de Lima , Egressa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) 

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).



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Publicado

2025-06-29

Como Citar

RIBEIRO, K.; CZYRIK, B. .; GONÇALVES DA SILVA FARIA, F. A.; DOS SANTOS PAIVA, J. C. .; SINHURI DE LIMA , T. A. . Orientação de tutoria na educação superior: experiência com acadêmicas com deficiência visual. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 367–384, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.23768. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/23768. Acesso em: 8 dez. 2025.