Orientação de tutoria na educação superior
experiência com acadêmicas com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.23768Palavras-chave:
tutoria, deficiência visual, educação superiorResumo
A permanência e o bom desempenho acadêmico de estudantes com deficiência na Educação Superior garantidos pela legislação brasileira dependem de ações para eliminação ou redução das barreiras pedagógicas. A questão problematizadora deste artigo consiste em: como a tutoria pode contribuir para conclusão bem sucedida de curso de graduação de acadêmicas com deficiência visual? O objetivo é apresentar o relato de experiência do trabalho de orientação da atuação de duas tutoras do Programa de Tutoria Discente (PROTUDI) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) voltada para duas acadêmicas com deficiência visual no curso presencial de Pedagogia no período de junho/2022 a dezembro/2023. Para tanto, foram realizadas análises dos planos de atividades e relatórios anuais das tutoras, dos registros das reuniões entre professora orientadora, tutoras e tutoradas; e dos comunicados enviados às/aos docentes das disciplinas cursadas. As análises basearam-se na produção acadêmica da Educação Inclusiva e da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados apontaram para a contribuição da experiência para permanência estudantil e conclusão do curso no tempo previsto; compreensão e emprego da acessibilidade na formação inicial das tutoras e tutoradas, bem como na ampliação de conhecimento e experiência no acompanhamento pedagógico de universitárias com deficiência para a professora orientadora. Conclui-se que a tutoria pode ser um recurso para o apoio acadêmico de estudantes com deficiência visual.
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