Auxiliar de professor/a

um breve histórico sobre esse profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24031

Palavras-chave:

Auxiliar de professor;, Educação Especial, Histórico profissional

Resumo

Considerando as divergências existentes nas demandas e funções do denominado auxiliar de professoras e professores, esse artigo tem como com questão problematizadora: quais são as funções do denominado auxiliar de professor/a e quais critérios que são utilizados para a sua contratação estão descritos nos documentos? O objetivo consiste em analisar o histórico da profissão com base na legislação. Trata-se de um recorte da pesquisa em andamento do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), vinculado à linha de pesquisa 3 "Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva" e ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos de Aprendizagem (Gep-ProA). A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica nas bases de dados bibliográficos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e em documentos oficiais disponibilizados pelo Ministério da Educação. Os dados foram analisados de acordo com autoras/es da área. O estudo apontou que há divergências quanto às reais atribuições do profissional, sendo que atualmente se limita aos cuidados básicos com locomoção, alimentação e higiene pessoal de estudantes públicos da Educação Especial, assim como a falta de critérios quanto à formação profissional para atuação na área. Desta forma, destaca-se a necessidade de valorização desse profissional, com denominação coerente com a atribuição, critérios de admissão bem definidos, e direito garantido à formação continuada

Downloads

Biografia do Autor

Débora Regina Gallo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Formada em Pedagogia pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE, 2015), especialista em Psicopedagoga clínica e institucional pela Associação Catarinense de Ensino (ACE, 2019) e Práticas imersivas na educação: metodologias, tendências e protagonismo pelo Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus (IELUSC, 2024). Atua como professora no Ensino Fundamental, na rede municipal de Joinville - SC e no Colégio BONJA, da mesma cidade. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI, 2024-) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, 2024-). Vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos de Aprendizagem (Gep-ProA).

Karen Ribeiro, UEPG

Possui graduação em Psicologia (bacharelado e formação de psicóloga) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 1996), graduação em Pedagogia (2005), mestrado em Psicologia Social (2003) e doutorado em Educação (2011) pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora do Departamento de Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Está na coordenação de Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (OTCC) do curso de Psicologia (2025-), na vice-coordenadora de OTCC do curso de Pedagogia (2025-) e atua como membra do curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) Equidade (2025-). Tem experiência no acompanhamento acadêmico de estudantes com deficiência na Educação Superior. 

Downloads

Publicado

2025-06-29

Como Citar

REGINA GALLO, D.; RIBEIRO, K. Auxiliar de professor/a: um breve histórico sobre esse profissional. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 341–350, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24031. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/24031. Acesso em: 15 nov. 2025.