Análise da implementação da disciplina de Língua de Sinais de Moçambique nos Institutos de Formação de Professores.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24109b

Palavras-chave:

Inclusão, Língua de Sinais de Moçambique, Formação de Professores

Resumo

Resumo.

Este artigo revisa a implementação da disciplina de Língua de Sinais de Moçambique (LSM) nos Institutos de Formação de Professores (IFP’s). A pesquisa visa identificar os desafios, avanços e perspectivas desta inclusão curricular, considerando a importância de LSM na promoção da inclusão social e educacional dos alunos surdos. A revisão é organizada em três (3) secções principais: contexto histórico da educação inclusiva em Moçambique, anális da implementação da LSM nos IFP’s e proposta para futuras pesquisas. A pesquisa apresenta os seguintes objectivos específicos: a) revisar a literatura existente sobre a implementação da LSM nos IFP’s em Moçambique; b) identificar as melhores práticas, os desafios enfrentados e as implicações para a formação docente. Para o alcance destes objectivos foram revistos estudos de autores como: Nhapuala (2007), Matemulane (2015), Nandja (2021), UNESCO (1994) entre outros. Fez-se uma análise de documentos e decretos do MINED (2012, 2014, 2016, 2019), Constituição da República de Moçambique de 2004, entre outros. O estudo foi desenvolvido com base na abordagem qualitativa. Os resultados obtidos nesta pesquisa, sustentam que apesar dos esforços que estão sendo levados a cabo pelas autoridades no sentido de massificar a educação inclusiva com destaque para as LSM, através da formação de professores, ainda prevalecem desafios que resultam da falta domínio técnico e metodológico por parte dos formadores que leccionam essa disciplina, falta de materias didácticos e a resistência de alguns professores e pôr em práticas as metodologias inclusivas.

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Biografia do Autor

Elio Manuel Xavier, Universidade Rovuma de Moçambique (UNIROVUMA)

Formador da Escola de Professores do Futuro Niassa, Mestrando em Avaliação educacional no Instituto Superior de Desenvolvimento Rural da UniRovuma em Niassa

Margarida Alberto Teblo, Universidade Rovuma de Moçambique (UNIROVUMA)

Professora Escola Secundária Geral Cristiano taimo - Lichinga, Mestranda em Avaliação educacional no Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociências do Niassa

Everson Manjinski, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Pós-doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e Professor do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PROFEI/UEPG)

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Publicado

2025-05-04

Como Citar

XAVIER, E. M.; TEBLO, M. A.; MANJINSKI, E. . Análise da implementação da disciplina de Língua de Sinais de Moçambique nos Institutos de Formação de Professores. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 119–138, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24109b. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/24109. Acesso em: 25 maio. 2025.