Inclusão de alunos com deficiência visual no ensino primário na Provincia de Niassa:

desafios e oportunidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i5.2025.24115

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Formação de professores, Desafios de Inclusão, deficiência visual

Resumo

Este estudo de revisão examina as políticas de inclusão de alunos com deficiência visual no ensino primário em Moçambique, com foco na província de Niassa. Baseando-se em documentos normativos, instrumentos internacionais e publicações do Governo de Moçambique de 2016 a 2023, o artigo revela desafios significativos na implementação dessas políticas, incluindo a falta de professores qualificados, infra-estruturas inadequadas, atitudes e preconceitos e materiais didácticos escassos. A pesquisa conclui que a adaptação das políticas às realidades locais é crucial para uma inclusão efetiva, destacando a necessidade de apoio pedagógico e formação especializada. Formar professores na perspectiva da educação inclusiva requer ressignificar o papel dos professores, a escola, a  educação e as práticas pedagógicas comuns em todos os níveis do nosso sistema educacional excludente. É urgente que todas as políticas e regulamentos que governam a gestão das escolas e a formação dos professores em todos os subsistemas e níveis de ensino devem incorporar a perspectiva da educação inclusiva. É necessário também que os gestores educacionais façam o levantamento de alunos com deficiência visual ao nível da província do Niassa e criar mecanismos para que estes estejam integrados na rede escolar pública. No entanto, o professor deve encorajar os colegas de classe a tratar os alunos com  deficiência de maneira respeitosa e colaborativa, pois eles devem fazer parte do grupo.  O presente estudo não pretende esgotar o tema, porem, abre espaço para novos estudos sobre a matéria.

Downloads

Biografia do Autor

Eusébio Tiago França, Universidade Rovuma de Moçambique (UNIROVUMA)

Formador de Actividades Praticas e Tecnologicas na Escola de Professores do Futuro Niassa: Lichinga em Rovuma.

Victorino Tiago França, Universidade Rovuma de Moçambique (UNIROVUMA)

Possui graduação em Administracao e Gestao de Educacao pela Universidade Rovuma (2020). Atualmente é formador na Escola de Professores do Futuro- Niassa desde 2020. Tem experiência na área de Ensino-Aprendizagem , com ênfase em formacao de professores primarios e educadores de adultos. Trabalhou durante 10 anos no Ensino primario no distrito de Sanga, localidade de II Congresso.Linguas faladas e escritas: Portugues. Ciyao e Cinyanja- fluentemente; Mestrando actualmente em Avaliacao Educacional pela Universidade Rovuma- Extensao do Niassa desde II sementre de 2023

Everson Manjinski, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Cientista Social e Professor da Graduação e Pós-graduação lato-sensu da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professor do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), Pós-Doutor e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (PPGE/UEPG), Pós-doutor em Ciências Jurídicas (UNLM), Doutor(UAA) e Mestre em Direito (UAA). Também é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), tendo cursado bacharelado em Direito (UEPG) e licenciatura em Letras (UEPG). Autor de vários livros e artigos. Pesquisador certificado do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão (NEPEDHI) e integrante do Grupo de Pesquisa Políticas públicas, educação permanente e práticas educacionais de jovens, adultos e idosos. Como professor do PROFEI é avaliado na nova área de avaliação (out/2023) do Capes: Ciências e Humanidades para a Educação Básica. Tem experiência na área de Educação Superior. Atua nas linhas de pesquisa em Educação Inclusiva, direitos humanos e ensino superior. Sua linha de pesquisa está calcada no Projeto "Os direitos humanos como reflexo de internacionalização luso-espanhola, africana na educação inclusiva brasileira".

Downloads

Publicado

2025-01-25

Como Citar

FRANÇA, E. T. .; FRANÇA, V. T.; MANJINSKI, E. Inclusão de alunos com deficiência visual no ensino primário na Provincia de Niassa:: desafios e oportunidades. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 31–48, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i5.2025.24115. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/24115. Acesso em: 6 abr. 2025.