Inclusão de alunos com deficiência visual no ensino primário na Provincia de Niassa:
desafios e oportunidades
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i5.2025.24115Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Formação de professores, Desafios de Inclusão, deficiência visualResumo
Este estudo de revisão examina as políticas de inclusão de alunos com deficiência visual no ensino primário em Moçambique, com foco na província de Niassa. Baseando-se em documentos normativos, instrumentos internacionais e publicações do Governo de Moçambique de 2016 a 2023, o artigo revela desafios significativos na implementação dessas políticas, incluindo a falta de professores qualificados, infra-estruturas inadequadas, atitudes e preconceitos e materiais didácticos escassos. A pesquisa conclui que a adaptação das políticas às realidades locais é crucial para uma inclusão efetiva, destacando a necessidade de apoio pedagógico e formação especializada. Formar professores na perspectiva da educação inclusiva requer ressignificar o papel dos professores, a escola, a educação e as práticas pedagógicas comuns em todos os níveis do nosso sistema educacional excludente. É urgente que todas as políticas e regulamentos que governam a gestão das escolas e a formação dos professores em todos os subsistemas e níveis de ensino devem incorporar a perspectiva da educação inclusiva. É necessário também que os gestores educacionais façam o levantamento de alunos com deficiência visual ao nível da província do Niassa e criar mecanismos para que estes estejam integrados na rede escolar pública. No entanto, o professor deve encorajar os colegas de classe a tratar os alunos com deficiência de maneira respeitosa e colaborativa, pois eles devem fazer parte do grupo. O presente estudo não pretende esgotar o tema, porem, abre espaço para novos estudos sobre a matéria.
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