Inovação em Tecnologias Assistivas na alfabetização de estudantes com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24201Palavras-chave:
Alfabetização, deficiência visual, Tecnologias AssistivasResumo
Este estudo tem por finalidade, analisar a aplicação das tecnologias assistivas no processo de alfabetização, especificamente para crianças com deficiência visual. Também compreender os recursos pedagógicos disponíveis e os desafios enfrentados em sua implementação. A busca textual generalizada se debruçou em duas vertentes: no levantamento bibliográfico, (nas revistas voltadas para pesquisa na área da educação especial) e na revisão sistemática da literatura. Constatou-se uma escassez significativa de estudos empíricos e/ou acadêmicos quanto a utilização de tecnologias assistivas no contexto da educação básica. Por outro lado, observou-se que mesmo com a presença das tecnologias assistivas, como o Soroban e o Braille nas instituições educacionais, seu uso ainda é pouco integrado às práticas pedagógicas. Tal limitação é agravada pelo absentismo de formação continuada dos educadores e pela ausência de recursos adaptados disponíveis. O estudo também evidencia a necessidade de maior investimento em políticas públicas que promovam a inclusão efetiva. O que por si já poderia garantir o acesso equitativo frente às tecnologias assistivas. Tais atitudes efetivas, dariam privilégio não apenas a alfabetização, mas também ao desenvolvimento integral dos alunos com deficiência visual.
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