Inovação em Tecnologias Assistivas na alfabetização de estudantes com deficiência visual

Autores

  • Raiane Thais de Souza Batista UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Isleide Costa Freire Vasconcellos Pitanga UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Miriam Adalgisa Bedim Godoy UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa https://orcid.org/0000-0001-5840-9958

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24201

Palavras-chave:

Alfabetização, deficiência visual, Tecnologias Assistivas

Resumo

Este estudo tem por finalidade, analisar a aplicação das tecnologias assistivas no processo de alfabetização, especificamente para crianças com deficiência visual. Também compreender os recursos pedagógicos disponíveis e os desafios enfrentados em sua implementação. A busca textual generalizada se debruçou em duas vertentes: no levantamento bibliográfico, (nas revistas voltadas para pesquisa na área da educação especial) e na revisão sistemática da literatura. Constatou-se uma escassez significativa de estudos empíricos e/ou acadêmicos quanto a utilização de tecnologias assistivas no contexto da educação básica. Por outro lado, observou-se que mesmo com a presença das tecnologias assistivas, como o Soroban e o Braille nas instituições educacionais, seu uso ainda é pouco integrado às práticas pedagógicas. Tal limitação é agravada pelo absentismo de formação continuada dos educadores e pela ausência de recursos adaptados disponíveis. O estudo também evidencia a necessidade de maior investimento em políticas públicas que promovam a inclusão efetiva. O que por si já poderia garantir o acesso equitativo frente às tecnologias assistivas. Tais atitudes efetivas, dariam privilégio não apenas a alfabetização, mas também ao desenvolvimento integral dos alunos com deficiência visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raiane Thais de Souza Batista, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda em Educação Inclusiva pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual do Paraná (UEPG). Possuo graduação em Pedagogia, Letras/Português e Artes Visuais. Atualmente, atuo como professora na Secretaria Municipal de Educação de Telêmaco Borba e como professora tutora na UNIFATEB. Experiência na área de Educação, com ênfase em educação inclusiva, e desenvolvo trabalhos principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, educação especial e práticas pedagógicas inclusivas.

Miriam Adalgisa Bedim Godoy, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2019), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1990). Atualmente é docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste, no curso de Pedagogia do Campus de Irati - Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas Interáreas da Educação Especial e Inclusiva - LEPIEEI (CNPQ/UNICENTRO). Membro do Grupo de Pesquisa Práxis educativa: estudos sobre a infância e práticas pedagógicas (CNPQ/UNICENTRO). Membro do Grupo de Pesquisa Interação Social, Aprendizagem e Desenvolvimento da criança pequena (CNPQ/UFSCar). Tem experiência na área de Educação e Educação Especial e Educação Inclusiva. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) - UEPG/PR.

Downloads

Publicado

2025-05-11

Como Citar

BATISTA, R. T. de S. .; COSTA FREIRE VASCONCELLOS PITANGA, I.; GODOY, M. A. B. Inovação em Tecnologias Assistivas na alfabetização de estudantes com deficiência visual. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24201. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/24201. Acesso em: 20 jun. 2025.