O papel das TDICS no processo de ensino-aprendizagem de estudantes com transtorno do espectro autista no 1º ao 5º ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24215Palavras-chave:
Autismo, Tecnologias digitais, Inclusão, Educação inclusiva, Inclusão digitalResumo
O presente artigo aborda a crescente discussão sobre a educação inclusiva, com ênfase em alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e a necessidade de promover uma educação equitativa. O aumento significativo de alunos diagnosticados com TEA nas escolas exige a implementação de práticas pedagógicas que garantam sua plena participação no ambiente escolar. Para atender adequadamente a essas necessidades, é crucial inovar as abordagens de ensino que têm sido tradicionalmente utilizadas, já que métodos convencionais, como copiar e resolver atividades, são inadequados para esse contexto. Nesse sentido, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) surgem como ferramentas valiosas para o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo é analisar como as TDIC podem facilitar a aprendizagem de estudantes com TEA do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa da literatura com uma abordagem qualitativa, considerando estudos brasileiros publicados entre 2019 e 2024, dos quais foram selecionados sete artigos. A metodologia adotada possibilitou uma análise abrangente das evidências disponíveis, identificando tendências e lacunas na pesquisa sobre práticas educativas para alunos com TEA e o uso de TDIC. Os resultados ressaltam que a integração das TDIC nas práticas educativas não apenas atende às necessidades específicas desses alunos, mas também enriquece suas experiências de aprendizagem, promovendo um desenvolvimento mais integral e significativo, além de favorecer a comunicação e a interação social.
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