O papel das TDICS no processo de ensino-aprendizagem de estudantes com transtorno do espectro autista no 1º ao 5º ano do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24215

Palavras-chave:

Autismo, Tecnologias digitais, Inclusão, Educação inclusiva, Inclusão digital

Resumo

O presente artigo aborda a crescente discussão sobre a educação inclusiva, com ênfase em alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e a necessidade de promover uma educação equitativa. O aumento significativo de alunos diagnosticados com TEA nas escolas exige a implementação de práticas pedagógicas que garantam sua plena participação no ambiente escolar. Para atender adequadamente a essas necessidades, é crucial inovar as abordagens de ensino que têm sido tradicionalmente utilizadas, já que métodos convencionais, como copiar e resolver atividades, são inadequados para esse contexto. Nesse sentido, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) surgem como ferramentas valiosas para o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo é analisar como as TDIC podem facilitar a aprendizagem de estudantes com TEA do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa da literatura com uma abordagem qualitativa, considerando estudos brasileiros publicados entre 2019 e 2024, dos quais foram selecionados sete artigos. A metodologia adotada possibilitou uma análise abrangente das evidências disponíveis, identificando tendências e lacunas na pesquisa sobre práticas educativas para alunos com TEA e o uso de TDIC. Os resultados ressaltam que a integração das TDIC nas práticas educativas não apenas atende às necessidades específicas desses alunos, mas também enriquece suas experiências de aprendizagem, promovendo um desenvolvimento mais integral e significativo, além de favorecer a comunicação e a interação social.

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Biografia do Autor

Luana Nagib de Carvalho Leal, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda do Programa de Pós - Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI), pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2024). Segunda Licenciatura em Letras Português e Espanhol e suas respectivas Literaturas, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2023). Pós - Graduação em Atendimento Educacional Especializado (2018). Graduada em Licenciatura em Pedagogia, pela Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná (2015). Trabalhou como professora na Prefeitura de Rio Brando do Sul. E atualmente trabalha nas Prefeituras de Almirante Tamandaré e Colombo como Professora de Ensino Fundamental I. E atua como professora de Língua Portuguesa e Espanhola no Ensino Médio pela SEED. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. 

Claudete da Rocha, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda em Educação Especial Inclusiva - Mestrado Profissional - PROFEI pela UEPG. Mestra em Letras - Teoria Literária pelo Centro Universitário Campos de Andrade - UNIANDRADE (2022). Graduada em Pedagogia (2011) pela Universidade FAPI, LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO CESUMAR (2019). Bacharel em Psicopedagogia (2024) e Tecnóloga em Ciência da Felicidade (2024) pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO CESUMAR. Especializações em Educação Especial Inclusiva, Alfabetização e Letramento, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Relações Étnico-raciais, Gênero e Diversidade na Escola, Atendimento Escolar Especializado e Autismo com Base no Modelo de Ensino Estruturado. Atualmente é professora da PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS no período da manhã na Sala de Recursos Multifuncional e no período da tarde Psicopedagoga. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial Inclusiva.

Marlon José Gavlik Mendes , UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO/PR - 2013). Pós graduado em Psicologia Corporal, modalidade clínica, pelo Centro Reichiano (2014) e em Psicopedagogia pela Faculdade Centro Oeste do Paraná (2015). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/PR - 2018) e Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR/SP - 2022). Já foi Professor de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Atualmente é Professor de Psicologia do Departamento de Educação (DEED) e Professor permanente do Mestrado em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR), membro do Grupo de pesquisas sobre imaginário, educação e formação de professores (IMAGINAR), do Grupo de pesquisas sobre educação e sexualidade (GEPEX) e do Grupo de pesquisas em educação de surdos, subjetividades e diferenças (GPESDi). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação especial e inclusiva, Sexualidade e Violência.

Ariangelo Hauer Dias , UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

raduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1986), graduação em Bacharelado Em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1989), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Automação Agrícola(Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2007). Professor assistente da Universidade Estadual de Ponta Grossa atuando na área de Engenharia da Computação, com ênfase em Software Básico, principalmente nos seguintes temas: inovação tecnológica, automação, sistema embarcados e lógica fuzzy. No âmbito administrativo da Universidade Estadual de Ponta Grossa responde pela Pró-retoria de Assuntos Administrativos e ministra aulas para o curso de Engenharia de Computação. Na área acadêmica também faz parte do quadro de professores permanentes do Mestrado em Informática Aplicada da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado

2025-05-18

Como Citar

LEAL, L. N. de C.; ROCHA, C. da; MENDES , M. J. G. .; HAUER DIAS , A. . O papel das TDICS no processo de ensino-aprendizagem de estudantes com transtorno do espectro autista no 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 371–388, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24215. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/24215. Acesso em: 20 jun. 2025.