Tecnologias digitais de informação e comunicação e o trabalho colaborativo entre professores do ensino comum e educação especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24222

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Trabalho colaborativo, Educação Inclusiva

Resumo

Esta pesquisa explora as implicações do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no trabalho colaborativo entre professores da educação especial e do ensino comum. A relação crescente entre educação e tecnologia traz consequências significativas para o trabalho pedagógico, enriquecendo as práticas educativas e fortalecendo a comunidade de aprendizagem entre os profissionais da educação. Partindo da constatação de que os professores vêm incorporando as ferramentas digitais no seu processo de trabalho e que estas têm se tornado essenciais para promover interações, ampliando espaços e tempos de colaboração, objetivou-se além de explorar as implicações do uso da TDICs, mapear as ferramentas digitais disponíveis para a realização do trabalho colaborativo entre os professores nos referenciais teóricos disponibilizados na disciplina de Inovação e TDIC na Educação.  O percurso metodológico adotado foi o da pesquisa qualitativa e bibliográfica. Os dados analisados a partir do referencial bibliográfico da disciplina do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI)  permitiram  apontar as funcionalidades e possibilidades do trabalho colaborativo oferecidos pelas ferramentas digitais de forma a promover a troca de saberes e a construção conjunta de conhecimento, bem como apontam um grande potencial no uso das ferramentas digitais, pois facilitam a comunicação e a interação, corroborando na promoção de um ambiente educacional mais inclusivo e colaborativo.

 

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Biografia do Autor

Telma Alves Teixeira, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdades Integradas de Itararé(2001), especialização em Educação Especial pela Faculdades Sãp Judas Tadeu de Pinhais(2003) e especialização em Educação Especial: Área da Surdez - Libras pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí(2014). Atualmente é PROFESSOR da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação.

Carmen Frantz Kliemann, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003), Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2014) e Letras Libras Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2021). Possui Especialização em Educação para Portadores de Necessidades Educativas Especiais - Inclusão Escolar e especialização em Educação Física: Atividade Física direcionada à promoção da Saúde. Possui Certificação como Intérprete pelo PROLIBRAS 2009, a nível Médio. Está cursando Especialização em Gestão de Ambientes de Aprendiagem pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, através do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Mestranda do programa PROFEI - Mestrado Profissional em Educação Inclusiva. Atualmente é professora do AEE da Rede Estadual de Educação do Paraná, no NRE de Toledo e Professora da disciplina de Educação Psicomotora na Faculdade Isepe Rondon, Marechal Cândido Rondon Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Educação Infantil e Educação Física

Sandra Aparecida Machado , Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2014). Atualmente é Professora no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste-UNICENTRO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão escolar,Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, projeto pedagógico, formação de professores, educação infantil e séries iniciais

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Publicado

2025-05-11

Como Citar

ALVES TEIXEIRA, T.; KLIEMANN, C. F. .; MACHADO , S. A. . Tecnologias digitais de informação e comunicação e o trabalho colaborativo entre professores do ensino comum e educação especial. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24222. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/24222. Acesso em: 20 jun. 2025.