Tecnologias digitais de informação e comunicação e o trabalho colaborativo entre professores do ensino comum e educação especial
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24222Palavras-chave:
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Trabalho colaborativo, Educação InclusivaResumo
Esta pesquisa explora as implicações do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no trabalho colaborativo entre professores da educação especial e do ensino comum. A relação crescente entre educação e tecnologia traz consequências significativas para o trabalho pedagógico, enriquecendo as práticas educativas e fortalecendo a comunidade de aprendizagem entre os profissionais da educação. Partindo da constatação de que os professores vêm incorporando as ferramentas digitais no seu processo de trabalho e que estas têm se tornado essenciais para promover interações, ampliando espaços e tempos de colaboração, objetivou-se além de explorar as implicações do uso da TDICs, mapear as ferramentas digitais disponíveis para a realização do trabalho colaborativo entre os professores nos referenciais teóricos disponibilizados na disciplina de Inovação e TDIC na Educação. O percurso metodológico adotado foi o da pesquisa qualitativa e bibliográfica. Os dados analisados a partir do referencial bibliográfico da disciplina do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) permitiram apontar as funcionalidades e possibilidades do trabalho colaborativo oferecidos pelas ferramentas digitais de forma a promover a troca de saberes e a construção conjunta de conhecimento, bem como apontam um grande potencial no uso das ferramentas digitais, pois facilitam a comunicação e a interação, corroborando na promoção de um ambiente educacional mais inclusivo e colaborativo.
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