Comunicação alternativa

Comunicação alternativa: aplicativos para comunicação de pessoas com transtorno do espectro autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24225

Palavras-chave:

Comunicação alternativa;, aplicativos de comunicação, Tecnologias Assistivas

Resumo

Este artigo é resultado da disciplina de “Inovação e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na educação” do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) e da pesquisa em andamento vinculado à linha de pesquisa 3 "Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva" e ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos de Aprendizagem (Gep-ProA). A  questão problematizadora consiste em: quais aplicativos gratuitos de comunicação alternativa estão disponíveis no Play Store do sistema Android que poderão ser utilizados por pessoas com transtorno do espectro autista? Tem por objetivo descrever suas características, funcionalidades e avaliações de usuários. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica nas bases de dados bibliográficos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além de levantamento e análise de aplicativos na Play Store disponível para smartphones e tablets com sistema operacional Android. Os principais resultados dessa pesquisa revelam que há 4 aplicativos gratuitos de comunicação alternativa que podem ser utilizados off-line, o que facilita o acesso de mais usuários que não têm acesso constante à rede de internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Regina Gallo, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Formada em Pedagogia pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE, 2015), especialista em Psicopedagoga clínica e institucional pela Associação Catarinense de Ensino (ACE, 2019) e Práticas imersivas na educação: metodologias, tendências e protagonismo pelo Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus (IELUSC, 2024). Atua como professora no Ensino Fundamental, na rede municipal de Joinville - SC e no Colégio BONJA, da mesma cidade. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI, 2024-) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, 2024-). Vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos de Aprendizagem (Gep-ProA).

Karen Ribeiro, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Psicologia (bacharelado e formação de psicóloga) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 1996), graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP, 2005), mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP, 2003) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP, 2011). Atualmente é professora do Departamento de Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), vice-coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) Equidade (2024-), membra do Colegiado do curso de Pedagogia (2024-) e da Comissão de Implantação do curso de Psicologia (2025-). Tem experiência no acompanhamento acadêmico de estudantes com deficiência na Educação Superior. 

Downloads

Publicado

2025-05-11

Como Citar

REGINA GALLO, D.; RIBEIRO, K. Comunicação alternativa: Comunicação alternativa: aplicativos para comunicação de pessoas com transtorno do espectro autista. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24225. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/24225. Acesso em: 20 jun. 2025.