Vivências cotidianas na rede social:
o apoio às mães atípicas por meio do WhatsApp
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24235Palavras-chave:
WhatsApp; inclusão; vivencias.Resumo
A comunicação, é “um processo através do qual as pessoas tentam compartilhar significados através da transmissão de mensagens simbólicas” (STONER, 2009, p. 389). É por meio dela, os seres humanos transmitem saberes e valores, compartilharem informações, ideias, experiências ou até mesmo possibilidades de sensibilização umas com as outras por meios de palavras, imagens sons. Estamos vivenciando uma nova era por meio das tecnologias de comunicação e é preciso utiliza-las para melhoria das relações humanas em seus mais variados espaços. As redes sociais, principalmente o whatsApp pode ser vivenciado para fomentar ideias, trocar informações estimular a participação ativa, encorajar, compartilhar conhecimentos e muitas outras ações. Para Sena (2014, p. 09), “o uso das redes sociais é uma experiência relativamente nova, que ainda gera questionamentos e exige reflexão”. No entanto, faz-se necessário vivencias para que se perceba quais benefícios ou malefícios ela pode trazer aos seus usuários. Partindo deste pressuposto é que foi surgindo uma indagação. A rede whatsApp pode ser uma ferramenta de inclusão e apoio às mães de alunos com deficiência? Baseado neste questionamento é que foi elaborado esta pesquisa que tem como objetivo: analisar o uso do aplicativo whatsApp por meio da criação de um grupo de mães e como ele favorece a inclusão e socialização de mães de alunos atípicos. A presente pesquisa configura-se com um relato de experiência com enfoque qualitativo atrelado a uma pesquisa bibliográfica, como também uma pesquisa-ação. Para a coleta de dados foi utilizado entrevistas por meio do google forms, com questões fechadas e abertas. Este artigo está distribuído didaticamente com o referencial teórico intitulado A Rede social e seu uso cotidiano; A criação , em seguida a metodologia utilizada, a análise de e por fim as considerações finais acerca do estudo aqui desenvolvido. Espera-se que este estudo contribua para o conhecimento e aprimoramento de ações afirmativas de inclusão escolar e social.
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