Vivências cotidianas na rede social:

o apoio às mães atípicas por meio do WhatsApp

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24235

Palavras-chave:

WhatsApp; inclusão; vivencias.

Resumo

A comunicação, é “um processo através do qual as pessoas tentam compartilhar significados através da transmissão de mensagens simbólicas” (STONER, 2009, p. 389). É por meio dela, os  seres humanos transmitem saberes e valores, compartilharem informações, ideias, experiências ou até mesmo possibilidades de sensibilização umas com as outras por meios de palavras, imagens sons. Estamos vivenciando uma nova era por meio das tecnologias de comunicação e é preciso utiliza-las para melhoria das relações humanas em seus mais variados espaços. As redes sociais, principalmente o whatsApp pode ser vivenciado para fomentar ideias, trocar informações estimular a participação ativa, encorajar, compartilhar conhecimentos e muitas outras ações. Para Sena (2014, p. 09), “o uso das redes sociais é uma experiência relativamente nova, que ainda gera questionamentos e exige reflexão”. No entanto, faz-se necessário vivencias para que se perceba quais benefícios ou malefícios ela pode trazer aos seus usuários. Partindo deste pressuposto é que foi surgindo uma indagação. A rede whatsApp pode ser uma ferramenta de inclusão e apoio às mães de alunos com deficiência? Baseado neste questionamento é que foi elaborado esta pesquisa que tem como objetivo: analisar o uso do aplicativo whatsApp por meio da criação de um grupo de mães e como ele favorece a inclusão e socialização de mães de alunos atípicos. A presente pesquisa configura-se com um relato de experiência com enfoque qualitativo atrelado a uma pesquisa bibliográfica, como também uma pesquisa-ação. Para a coleta de dados foi utilizado entrevistas por meio do google forms, com questões fechadas e abertas. Este artigo está distribuído didaticamente com o referencial teórico intitulado A Rede social e seu uso cotidiano; A criação , em seguida a metodologia utilizada, a análise de e por fim as considerações finais acerca do estudo aqui desenvolvido. Espera-se que este estudo contribua para o conhecimento e aprimoramento de ações afirmativas de inclusão escolar e social.

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Biografia do Autor

Luís Rodrigues de Sousa, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Formado em Letras, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar (ATENEU), Especialista em Linguagens, suas tecnologias e o mundo do trabalho,(IFPI), Especilaista em Educação Especial Inclusiva (FASEC), Cursando Especialização em Tutoria em EaD (UFMS), Mestrando em Educação Especial Inclusiva (UEPG). Trabalhou em diversos seguimentos educacionais, desde o ensino fundamental ao ensino superior, como professor, coordenação acadêmica e pedagógica e tutoria em EaD. Vasta experiências em formação de professores, acompanhamento pedagógico e e Atendimento Educacional Especilizado. Atua na área de formação de professores, acompanhamento pedagógico e no desenvolvimento de auto-estima. Atualmente é professor da sala de Recurso Multifuncional- SRM, pela prefeitura municipal de Itapipoca.

Aline Cristine Garcia da Luz, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Licenciatura Educação Física pela Faculdade Sant'ana (2009). Atualmente é professor da rede publica Municipal de Ponta Grossa.Especialização em Educação especial inclusiva e Educação Física escolar (ESAP)Mestranda em Educação inclusiva (UEPG)

Carolina Paioli Tavares Tavares , UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação no curso de Bacharelado em Educação Física pela UNESP, campus Rio Claro, (1998); Mestrado (2004) e Doutorado (2015) em Ciências da Motricidade pela UNESP, campus Rio Claro. Atualmente é Professora Associado do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Foi Vice Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (2023-2025). Foi Coordenadora do Curso de Bacharelado em Educação Física (2017-2018) e Chefe do Departamento de Educação Física (2018-2021) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Foi Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada (SOBAMA) (2007-2009). Foi técnica desportiva da Special Olympics Brasil (SOB) no estado do Paraná (2005-2007). Foi membro da equipe colaboradora do Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte (2008-2010). Foi Editora-Chefe da Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada (SOBAMA) (2007-2009). Atualmente está desenvolvendo Projetos de Pesquisa nas áreas de diversidade e bullying, formação de professores e inclusão, esporte adaptado e deficiência. 

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Publicado

2025-05-11

Como Citar

DE SOUSA, L. R. .; GARCIA DA LUZ, A. C. .; TAVARES , C. P. T. . Vivências cotidianas na rede social: : o apoio às mães atípicas por meio do WhatsApp. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24235. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/24235. Acesso em: 20 jun. 2025.