O uso da lousa interativa como forma de aumentar o interesse dos alunos pela aula de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24267Palavras-chave:
LÍNGUA PORTUGUESA, Lousa Interativa, Tecnologia na EducaçãoResumo
O presente artigo objetivou validar a relação entre o ensino de Língua Portuguesa e a tecnologia, mostrando que essa relação pode ser benéfica. Por muito tempo, havia no senso comum a falsa ideia de que caso a tecnologia estivesse presente no meio educacional, os alunos deixariam de ler e, consequentemente, haveria uma queda nos níveis educacionais. O que se observou, entretanto, foi que essas duas áreas (língua e tecnologia) podem se complementar para aumentar o interesse dos alunos pelo ensino da nossa língua materna. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa. Em relação ao procedimento técnico, adotou-se o estudo de caso. Essa pesquisa foi realizada a partir da observação de uma aula de Língua Portuguesa no sexto ano do ensino fundamental em uma escola pública do município de Gravataí. No ano de 2024, a escola foi contemplada pela prefeitura da cidade com as lousas interativas. Assim, analisou-se e descreveu-se como o uso dessa ferramenta alterou as aulas e tornou-as mais atraentes para os alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.