O uso da lousa interativa como forma de aumentar o interesse dos alunos pela aula de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24267

Palavras-chave:

LÍNGUA PORTUGUESA, Lousa Interativa, Tecnologia na Educação

Resumo

O presente artigo objetivou validar a relação entre o ensino de Língua Portuguesa e a tecnologia, mostrando que essa relação pode ser benéfica. Por muito tempo, havia no senso comum a falsa ideia de que caso a tecnologia estivesse presente no meio educacional, os alunos deixariam de ler e, consequentemente, haveria uma queda nos níveis educacionais. O que se observou, entretanto, foi que essas duas áreas (língua e tecnologia) podem se complementar para aumentar o interesse dos alunos pelo ensino da nossa língua materna. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa. Em relação ao procedimento técnico, adotou-se o estudo de caso. Essa pesquisa foi realizada a partir da observação de uma aula de Língua Portuguesa no sexto ano do ensino fundamental em uma escola pública do município de Gravataí. No ano de 2024, a escola foi contemplada pela prefeitura da cidade com as lousas interativas. Assim, analisou-se e descreveu-se como o uso dessa ferramenta alterou as aulas e tornou-as mais atraentes para os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mailson da Silveira Porto, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui Graduação em MATEMÁTICA realizado pelo(a) FACULDADE INEDI e Ensino médio realizado pelo(a) INST EST EDUC PRINCESA ISABEL. Possui Especialização em Especialização em Educação Especial realizado pelo(a) Universidade Candido Mendes, Especialização em Especialização para Professores de Matemática realizado pelo(a) Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Especialização em Especialização em Língua, Literatura e Ensino: Teoria e Prática realizado pelo(a) Universidade Federal do Rio Grande - FURG e Especialização em Especialização em Neuropsicopedagogia e Psicomotricidade realizado pelo(a) Faculdade Única. Atua como Docente no(a) Ensino fundamental - (5 a 8 ou 6 a 9) em EMEF ERICO VERISSIMO - Gravataí/RS Atua como Docente no(a) Educação infantil e fundamental em AEE na EMEF LAURO RODRIGUES - Porto Alegre/RS .

Gabrielle Fernandes da Silva Gnoatto, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Atualmente, é professora de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de Gravataí-RS. Foi professora de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de São Leopoldo-RS (2023). Graduada em Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literatura da Língua Portuguesa, Língua Francesa e Literatura da Francesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2022). Bolsista de Iniciação Científica na área de Pragmática (2019-2020). Pós-graduada em Orientação e Supervisão, Atendimento Educacional Especializado e Psicopedagogia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2024). Pós- graduada em Autismo, Educação à Distância e Docência no Ensino Superior, Educação Inclusiva EAD e Literatura Africana, Indígena e Latina pela União Educacional Minas Gerais (2024).

Everson Manjinski, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Cientista Social e Professor da Graduação e Pós-graduação lato-sensu da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professor do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), Pós-Doutor e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (PPGE/UEPG), Pós-doutor em Ciências Jurídicas (UNLM), Doutor(UAA) e Mestre em Direito (UAA). Também é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), tendo cursado bacharelado em Direito (UEPG) e licenciatura em Letras (UEPG). Autor de vários livros e artigos. Pesquisador certificado do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão (NEPEDHI) e integrante do Grupo de Pesquisa Políticas públicas, educação permanente e práticas educacionais de jovens, adultos e idosos. Como professor do PROFEI é avaliado na nova área de avaliação (out/2023) do Capes: Ciências e Humanidades para a Educação Básica. Tem experiência na área de Educação Superior. Atua nas linhas de pesquisa em Educação Inclusiva, direitos humanos e ensino superior. Sua linha de pesquisa está calcada no Projeto "Os direitos humanos como reflexo de internacionalização luso-espanhola, africana na educação inclusiva brasileira".

Roberto Remígio Florêncio, IFSP - Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Doutor em Educação (Universidade Federal da Bahia/ UFBA - 2022); Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA/UNEB - 2016); Professor de Língua Portuguesa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE, campus Petrolina Zona Rural); Licenciaturas em: Letras (Português-Inglês) (UPE - 1993), Pedagogia (Administração e Coordenação de Projetos Pedagógicos) (UNEB - 2005) e Geografia (UNICESUMAR - 2019); Especializações em: Educação Básica de Jovens e Adultos (UNEB - 2001), Língua Portuguesa (UNIVERSO - 2004), Língua Portuguesa e Literatura (Faculdades Montenegro - 2010) e Gestão Pública (UNIVASF - 2014); MBA em Comunicação e Semiótica (FAVENI - 2021); Membro dos Grupos de Pesquisa registrados pela CAPES: Etnobiologia e Conservação (UNEB), Grupo GRIÔ (UFBA) e OPARÁ - Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação (UNEB); Atuação nas áreas de Linguagem, Educação, Cultura, Formação de Professores, Educação Escolar Indígena e Literatura Brasileira. roberto.remigio@ifsertao-pe.edu.br, betoremigio@yahoo.com.br. Autor do blog: www.etnolinguagens.webnode.com

Downloads

Publicado

2025-05-17

Como Citar

DA SILVEIRA PORTO, M.; GNOATTO, G. F. da S. .; MANJINSKI, E.; FLORÊNCIO, R. R. . O uso da lousa interativa como forma de aumentar o interesse dos alunos pela aula de Língua Portuguesa. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24267. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/24267. Acesso em: 20 jun. 2025.