Tecnologia para todos

estratégias de inclusão digital no ambiente educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24285

Palavras-chave:

Educação inclusiva;, Inclusão digital;, Equidade educacional.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar estratégias que promovam a inclusão digital no ambiente educacional, com foco no papel da tecnologia como ferramenta para superar desigualdades e garantir acesso equitativo ao conhecimento. Lemos (2010) destaca que a inclusão digital vai além do simples acesso a dispositivos tecnológicos e à internet; ela envolve a capacidade de participação ativa na cultura digital, o que exige políticas públicas bem estruturadas e práticas pedagógicas que incluam todos os alunos no processo de aprendizagem. Complementando essa visão, Ferreira (2013) observa que a inclusão digital deve estar integrada ao currículo escolar e ser acompanhada de capacitação contínua dos educadores, para que possam adaptar suas práticas e atender às diversas necessidades dos estudantes. Lemos (2011), ainda afirma que a inclusão digital é essencial para uma educação equitativa, pois permite que os alunos desenvolvam habilidades fundamentais para a cidadania digital, reduzindo barreiras sociais e econômicas no acesso ao aprendizado. O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica. A coleta das informações foi realizada através do levantamento e análise de ideias diferentes trazidas por artigos e livros que tratam da temática apresentada. Conclui-se identificando que a tecnologia aliada à educação promove a cidadania, pois estimula a produção de saberes, democratiza o acesso à informação e ao conhecimento e potencializa a emancipação social. As estratégias educacionais de inclusão para terem suas efetividades assertivas necessitam andar de mãos dadas com as políticas educacionais e com o currículo escolar.

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Biografia do Autor

Marla dos Santos Stadler, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI), pela Universidade Estadual de Ponta Grossa _ UEPG (2024), como Bolsista da CAPES_ PROEB. Pós-Graduada em Educação Especial: Atendimento às Necessidades Especiais, pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação _ ESAP, das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí _ UNIVALE (2011). Pós-Graduada em Psicopedagogia Clinica e Institucional, pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação _ ESAP, das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí _ UNIVALE (2009). Graduada em Licenciatura em Pedagogia, pela Sociedade Educativa e Cultural Amélia _ SECAL (2007). Atualmente exercendo a atividade profissional como professora da Rede Municipal de Ensino, pertencente ao quadro de professor permanente da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Fundamental I.

Joelma Aparecida Krepel, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda do PROFEI (Programa de Mestrado Profissional na Educação Inclusiva) pela UEPG, possui graduação de Licenciatura em Geografia pela UEPG (2018), Licenciatura em Pedagogia pela UNINA (2023), Licenciatura em Sociologia pela UNAR (2023). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Unina. Especialista em Educação do Campo pela Faculdade Unina.Atua como Professora da Educação Fundamental e Infantil na SME ( Secretaria Municipal de Educação) em Ponta Grossa - PR.

Everson Manjinski, Universidade Estadual de Ponta Grossa_UEPG

Cientista Social e Professor da Graduação e Pós-graduação lato-sensu da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professor do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), Pós-Doutor e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (PPGE/UEPG), Pós-doutor em Ciências Jurídicas (UNLM), Doutor(UAA) e Mestre em Direito (UAA). Também é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), tendo cursado bacharelado em Direito (UEPG) e licenciatura em Letras (UEPG). Autor de vários livros e artigos. Pesquisador certificado do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão (NEPEDHI) e integrante do Grupo de Pesquisa Políticas públicas, educação permanente e práticas educacionais de jovens, adultos e idosos. Como professor do PROFEI é avaliado na nova área de avaliação (out/2023) do Capes: Ciências e Humanidades para a Educação Básica. Tem experiência na área de Educação Superior. Atua nas linhas de pesquisa em Educação Inclusiva, direitos humanos e ensino superior. Sua linha de pesquisa está calcada no Projeto "Os direitos humanos como reflexo de internacionalização luso-espanhola, africana na educação inclusiva brasileira".

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Publicado

2025-05-17

Como Citar

STADLER, M. dos S. .; KREPEL, J. A. .; MANJINSKI, E. Tecnologia para todos: estratégias de inclusão digital no ambiente educacional. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 341–357, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24285. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/24285. Acesso em: 20 jun. 2025.