Tecnologia para todos
estratégias de inclusão digital no ambiente educacional
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24285Palavras-chave:
Educação inclusiva;, Inclusão digital;, Equidade educacional.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar estratégias que promovam a inclusão digital no ambiente educacional, com foco no papel da tecnologia como ferramenta para superar desigualdades e garantir acesso equitativo ao conhecimento. Lemos (2010) destaca que a inclusão digital vai além do simples acesso a dispositivos tecnológicos e à internet; ela envolve a capacidade de participação ativa na cultura digital, o que exige políticas públicas bem estruturadas e práticas pedagógicas que incluam todos os alunos no processo de aprendizagem. Complementando essa visão, Ferreira (2013) observa que a inclusão digital deve estar integrada ao currículo escolar e ser acompanhada de capacitação contínua dos educadores, para que possam adaptar suas práticas e atender às diversas necessidades dos estudantes. Lemos (2011), ainda afirma que a inclusão digital é essencial para uma educação equitativa, pois permite que os alunos desenvolvam habilidades fundamentais para a cidadania digital, reduzindo barreiras sociais e econômicas no acesso ao aprendizado. O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica. A coleta das informações foi realizada através do levantamento e análise de ideias diferentes trazidas por artigos e livros que tratam da temática apresentada. Conclui-se identificando que a tecnologia aliada à educação promove a cidadania, pois estimula a produção de saberes, democratiza o acesso à informação e ao conhecimento e potencializa a emancipação social. As estratégias educacionais de inclusão para terem suas efetividades assertivas necessitam andar de mãos dadas com as políticas educacionais e com o currículo escolar.
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