Letramento digital na educação
novas formas de aprender por meio das TDIC
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24770Palavras-chave:
Educação, Tecnologia, Letramento DigitalResumo
A incorporação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tem promovido transformações significativas na sociedade contemporânea, impacta diretamente diferentes esferas da sociedade, a econômica, a política e, consequentemente, a educacional, principalmente porque as tecnologias promovem novas maneiras de ensinar e aprender. Nesse cenário, as Metodologias Ativas podem favorecer ainda mais a interatividade e a colaboração entre professores e estudantes, tornando-os mais autônomos e conscientes durante o processo ensino e aprendizagem. No que tange às Mídias Digitais, de um modo geral, elas desempenham um papel fundamental, pois oferecem acesso rápido às informações, entretanto concomitantemente também à desinformação, o que demanda o desenvolvimento de habilidades, por parte de docentes e discentes, voltadas ao Letramento Digital, além de uma postura crítica de ambos perante a sociedade. Se por um lado a Inteligência Artificial (IA) tem contribuído para a evolução dos métodos de ensino, oferecido oportunidades para uma aprendizagem e uma avaliação mais eficaz, mais centrada no estudante, por outro seu uso inadequado pode resultar em impactos negativos, por isso há uma necessidade de capacitação docente e o desenvolvimento de recursos didáticos adequados para que se trabalhe esse tema da melhor forma possível no ambiente educacional. Dessa forma, para que essas mudanças ocorram além da teoria, torna-se imperativo que Políticas Educacionais priorizem o Letramento Digital nas escolas e universidades e, acima de tudo, deem suporte à formação continuada dos educadores com o intuito de promover adaptação não só às novas demandas tecnológicas, bem como às novas demandas geracionais que, paralelamente a essas mudanças, aprendem de forma diferente à que aprenderam seus professores, o que poderá refletir significativamente sobre o processo ensino e aprendizagem como um todo. Portanto, este artigo será de caráter bibliográfico e exploratório, baseado em artigos que tratam desses temas, visando, assim, a uma reflexão mais aprofundada acerca desse assunto.
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