Letramento digital na educação

novas formas de aprender por meio das TDIC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24770

Palavras-chave:

Educação, Tecnologia, Letramento Digital

Resumo

A incorporação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tem promovido transformações significativas na sociedade contemporânea, impacta diretamente diferentes esferas da sociedade, a econômica, a política e, consequentemente, a educacional, principalmente porque as tecnologias promovem novas maneiras de ensinar e aprender. Nesse cenário, as Metodologias Ativas podem favorecer ainda mais a interatividade e a colaboração entre professores e estudantes, tornando-os mais autônomos e conscientes durante o processo ensino e aprendizagem. No que tange às Mídias Digitais, de um modo geral, elas desempenham um papel fundamental, pois oferecem acesso rápido às informações, entretanto concomitantemente também à desinformação, o que demanda o desenvolvimento de habilidades, por parte de docentes e discentes, voltadas ao Letramento Digital, além de uma postura crítica de ambos perante a sociedade. Se por um lado a Inteligência Artificial (IA) tem contribuído para a evolução dos métodos de ensino, oferecido oportunidades para uma aprendizagem e uma avaliação mais eficaz, mais centrada no estudante, por outro seu uso inadequado pode resultar em impactos negativos, por isso há uma necessidade de capacitação docente e o desenvolvimento de recursos didáticos adequados para que se trabalhe esse tema da melhor forma possível no ambiente educacional. Dessa forma, para que essas mudanças ocorram além da teoria, torna-se imperativo que Políticas Educacionais priorizem o Letramento Digital nas escolas e universidades e, acima de tudo, deem suporte à formação continuada dos educadores com o intuito de promover adaptação não só às novas demandas tecnológicas, bem como às novas demandas geracionais que, paralelamente a essas mudanças, aprendem de forma diferente à que aprenderam seus professores, o que poderá refletir significativamente sobre o processo ensino e aprendizagem como um todo. Portanto, este artigo será de caráter bibliográfico e exploratório, baseado em artigos que tratam desses temas, visando, assim, a uma reflexão mais aprofundada acerca desse assunto.

Downloads

Biografia do Autor

Gelise Soares Alfena, UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista

Possui graduação em Letras - Português/Inglês (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Assis); Psicologia (Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE - Presidente Prudente); Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental (Unyleya - DF); Mestrado na área de Linguística e Filologia (UNESP - Assis); Especialização em Práticas em Educação Bilíngue. Atualmente, é doutoranda do programa de Pós-graduação em Educação da UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista) e discente do curso de especialização em Transtorno de Déficit de Atenção/hiperatividade: abordagens e intervenções ( Faculdade Metropolitana). É professora indeterminada de Língua Portuguesa e Comunicação da Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente (FATEC), responsável pelo estágio do curso de Marketing desde fevereiro de 2023. Tem experiência na área de Linguística, principalmente nos seguintes temas: ensino de língua materna e estrangeira; fonética e fonologia; metodologias de ensino de Português, na de Psicologia, em Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem, atuando, ainda, na área clínica de Psicologia.

Sidinei de Oliveira Souza, UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista

Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Licenciado em Informática pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2008). Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp (2010). Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp (2015). Atualmente é professor no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na Faculdade de Informática de Presidente Prudente Fipp/Unoeste e Faculdade de Medicina de Presidente Prudente Famepp/Unoeste. Atua no programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Unoeste como Professor Permanente. Integrante dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias (vice-líder) e Grupo de Pesquisa em Sistemas de Informação (participante). Atua nas linhas de pesquisa de Metodologias Ativas em processos educativos na perspectiva deweyana; Utilização de Serious Games e Gamificação na educação; Blended Learning com foco na sala de aula invertida; Estratégias Ativas de aprendizagem com apoio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Educação Médica, Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics.

Downloads

Publicado

2025-06-29

Como Citar

ALFENA, G. S.; DE OLIVEIRA SOUZA, S. Letramento digital na educação: novas formas de aprender por meio das TDIC. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 351–365, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24770. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/24770. Acesso em: 9 out. 2025.