Recursos educacionais tecnológicos

elaborados pelos mestrandos PROFEI–UEPG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24993

Palavras-chave:

Educação Especial, Recurso Educacional Tecnológico, PROFEI

Resumo

A escolarização dos alunos da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva tem se apresentado como um desafio a todos os profissionais envolvidos com a inclusão educacional, principalmente na garantia do direito à educação e na participação ativa na sociedade. Para garantia desses direitos são implementadas estratégias e recursos no contexto da sala de aula como possibilidade para potencializar a aprendizagem. No âmbito dos mestrados profissionais são produzidos recursos educacionais que têm como ponto de partida a realidade da escola e as necessidades dos professores e alunos. Nesta direção, este estudo tem como objetivo analisar os recursos educacionais que contemplam o uso de tecnologias para a escolarização do público-alvo da Educação Especial. A coleta dos dados deu-se por meio de consulta ao site do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva-PROFEI, pelo repositório da Universidade de Ponta Grossa–PR (UEPG), bem como busca no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Downloads

Biografia do Autor

Alice Mara Ferreira, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora de Língua Espanhola e de Língua Portuguesa da rede pública estadual desde 2007. Formada pela UEPG, mestranda no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI/ UEPG)

Vera Lucia Martiniak, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1998), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003), doutorado em Educação, na linha de concentração em História, Filosofia e Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. É professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de História e Políticas Educacionais e do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva-Profei. De 2019 a 2023 foi coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva. De 2023 a 2024 foi coordenadora do Colegiado de Curso de Pedagogia. É editora da Faculdade Sant'Ana em Revista, é membro da Red de Editores de Revistas de Extensión Universitaria, REDREU, é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação. Professora da pós-graduação na disciplina de Pedagogia Histórico-crítica, Fundamentos e Políticas Públicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, história das instituições escolares, formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Marilene Lucof, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda em Educação Especial pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (Em andamento); Pós graduada em "Gestão Pública Municipal", pela Universidade Estadual de Ponta grossa (2024). Graduada em Letras Português/Espanhol e suas respectivas literaturas pela UEPG (2017). Graduada em Psicologia pela IESSA - Instituição de Ensino Superior Santana (2017). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2013). Tem experiência e trabalha na área de Educação Infantil e Fundamental. Foi atendente de serviços financeiros da Empresa 032 Condor Super Center LTDA no período 01/2009 à 04/2014, Ponta Grossa - Pr. Foi agente de Execução / Técnico Administrativo pela Secretaria de Estado da Educação, Ponta Grossa - Pr; realizando atividades administrativas de controle, secretaria e organização da instituição escolar; auxiliando na administração do estabelecimento de ensino, atuando como educadora e gestora dos espaços e ambientes de comunicação e tecnologia; mantendo em dia a escrituração escolar: boletins estatísticos; redigindo e digitando documentos em gerais, redigindo e assinando atas juntamente com a direção da escola; emitindo e assinando, juntamente com o diretor, históricos e transferências escolares; no período de 04/2014 à 01/2015 - Colégio Professora Elzira Correia de Sá. Foi auxiliar de sala de aula, departamento da Educação Infantil no estabelecimento de Ensino Associação Missionária de Beneficência - Colégio Santana, Ponta Grossa - Pr; no período de 05/2015 à 09/2015; cumprindo o plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola; zelando pela aprendizagem dos alunos; cumprindo os dias letivos previstos no calendário escolar; comparecendo, quando convocado, às atividades não previstas no calendário escolar, participando integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional previstos no calendário escolar; colaborando com as atividades de articulação com as famílias e a comunidade, obedecendo aos preceitos vigentes no Estatuto da Criança e do Adolescente; desempenhando as demais tarefas indispensáveis aos fins educacionais da escola e do processo ensino-aprendizagem. É professora com dedicação exclusiva da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa desde 09/2015; planejando e ministrando aulas nos dias letivos e horas-aula estabelecidos, participando integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; avaliando o rendimento dos alunos de acordo com o regimento escolar; Informando aos pais e responsáveis sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica; participando de atividades cívicas, sociais, culturais e esportivas; reuniões pedagógicas e técnico-administrativas; bem como o planejamento geral da Escola Professora Otacília Hasselmann de Oliveira; contribuindo para o melhoramento da qualidade do ensino. Prestou serviços de pedagoga pela Secretaria de Estado da Educação, Ponta Grossa - Pr; contribuindo com os colégios Regente Feijó, Presidente Kennedy; Professora Linda Salamuni Bacila (2019 e 2020) e Colégio Professor José Gomes do Amaral.

Guilherme Moreira Caetano Pinto, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor colaborador da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG - no departamento de Educação Física. Doutor em Ciências Sociais Aplicadas pela UEPG. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná - UTFPR. Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2010) e graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2014). É especialista em Educação Física Escolar pela WPÓS - Instituição de Ensino (2014) e em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná - UTFPR (2014). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade de Vida, bibliometria e Cientometria, Esporte. Futebol.

Downloads

Publicado

2025-06-29

Como Citar

FERREIRA, A. M.; MARTINIAK, V. L. .; LUCOF, M.; MOREIRA CAETANO PINTO, G. Recursos educacionais tecnológicos: elaborados pelos mestrandos PROFEI–UEPG. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 385–399, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24993. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/24993. Acesso em: 14 nov. 2025.