Ensinar na Era Digital
o professor, a IA Generativa e o planejamento pedagógico consciente
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.25090Palavras-chave:
TDIC, Mediação pedagógica, Inteligência artificial generativa, Ambientes virtuais de aprendizagem, Planejamento docenteResumo
O cenário educacional contemporâneo exige que o professor atue como mediador ativo no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), integrando recursos como ambientes virtuais de aprendizagem, plataformas educacionais e inteligência artificial generativa de forma crítica e pedagógica. Este artigo discute o papel do docente na mediação tecnológica, destacando a importância da formação continuada, da intencionalidade pedagógica e da ética no uso das ferramentas digitais. A partir de uma revisão bibliográfica, são exploradas as potencialidades e os limites da IA generativa no contexto educativo, com ênfase no planejamento consciente de práticas pedagógicas que promovam autonomia, engajamento e inclusão. Argumenta-se que a eficácia do uso das TDIC depende menos da tecnologia em si e mais da capacidade do professor em contextualizá-la didaticamente, respeitando os princípios de equidade, criticidade e significância. O estudo conclui que a docência na era digital demanda novas competências pedagógicas e uma postura reflexiva frente às inovações tecnológicas que transformam os processos de ensinar e aprender.
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