Ensinar na Era Digital

o professor, a IA Generativa e o planejamento pedagógico consciente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.25090

Palavras-chave:

TDIC, Mediação pedagógica, Inteligência artificial generativa, Ambientes virtuais de aprendizagem, Planejamento docente

Resumo

O cenário educacional contemporâneo exige que o professor atue como mediador ativo no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), integrando recursos como ambientes virtuais de aprendizagem, plataformas educacionais e inteligência artificial generativa de forma crítica e pedagógica. Este artigo discute o papel do docente na mediação tecnológica, destacando a importância da formação continuada, da intencionalidade pedagógica e da ética no uso das ferramentas digitais. A partir de uma revisão bibliográfica, são exploradas as potencialidades e os limites da IA generativa no contexto educativo, com ênfase no planejamento consciente de práticas pedagógicas que promovam autonomia, engajamento e inclusão. Argumenta-se que a eficácia do uso das TDIC depende menos da tecnologia em si e mais da capacidade do professor em contextualizá-la didaticamente, respeitando os princípios de equidade, criticidade e significância. O estudo conclui que a docência na era digital demanda novas competências pedagógicas e uma postura reflexiva frente às inovações tecnológicas que transformam os processos de ensinar e aprender.

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Biografia do Autor

Geraldo Manjinski Junior, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pós-Doutor em Ciências Jurídicas Criminais. Doutor em Direito Internacional (Direitos Humanos), Mestre em Direito Econômico em ênfase em Crimes Econômicos. Especialista em vários ramos do Direito, Especialista em Metodologia Científica. Graduado em Direito. É professor em cursos de graduação, de pós-graduação e em residências técnicas. Advogado atuante há três décadas e membro de Conselho da Academia de Letras Jurídicas do Mercosul. Tem experiência na área de Direito, possuindo vários livros e artigos publicados na área jurídica.

Everson Manjinski, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Cientista Social e Professor da Graduação e Pós-graduação lato-sensu da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professor do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), Pós-Doutor e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (PPGE/UEPG), Pós-doutor em Ciências Jurídicas (UNLM), Doutor(UAA) e Mestre em Direito (UAA). Também é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), tendo cursado bacharelado em Direito (UEPG) e licenciatura em Letras (UEPG). Autor de vários livros e artigos. Pesquisador certificado do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão (NEPEDHI) e integrante do Grupo de Pesquisa Políticas públicas, educação permanente e práticas educacionais de jovens, adultos e idosos. Como professor do PROFEI é avaliado na nova área de avaliação (out/2023) do Capes: Ciências e Humanidades para a Educação Básica. Tem experiência na área de Educação Superior. Atua nas linhas de pesquisa em Educação Inclusiva, direitos humanos e ensino superior. Sua linha de pesquisa está calcada no Projeto "Os direitos humanos como reflexo de internacionalização luso-espanhola, africana na educação inclusiva brasileira".

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Publicado

2025-06-08

Como Citar

MANJINSKI JUNIOR, G.; MANJINSKI, E. Ensinar na Era Digital: o professor, a IA Generativa e o planejamento pedagógico consciente. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.25090. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/25090. Acesso em: 20 jun. 2025.