Aprender fazendo
Gamificação, projetos e TDIC na Construção de práticas inovadoras
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.25091Palavras-chave:
Metodologias ativas, TDIC, Gamificação, Projetos educacionais, Inovação pedagógicaResumo
A transformação dos processos de ensino e aprendizagem requer abordagens pedagógicas que favoreçam a participação ativa dos estudantes e a construção significativa do conhecimento. Este artigo aborda o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) em articulação com metodologias ativas, com ênfase na gamificação, na aprendizagem baseada em projetos (ABP) e na resolução de problemas. A proposta parte do pressuposto de que a integração consciente e planejada das TDIC pode potencializar a inovação educacional, promovendo práticas inclusivas, motivadoras e centradas no aluno. Com base em revisão bibliográfica, o texto discute os fundamentos das metodologias ativas, suas aplicações práticas no contexto escolar e os desafios enfrentados pelos educadores na elaboração de propostas pedagógicas transformadoras. Evidencia-se que o “aprender fazendo” contribui para o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e digitais, aproximando a escola das demandas do século XXI e fortalecendo o protagonismo estudantil.
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