Aprender fazendo

Gamificação, projetos e TDIC na Construção de práticas inovadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.25091

Palavras-chave:

Metodologias ativas, TDIC, Gamificação, Projetos educacionais, Inovação pedagógica

Resumo

A transformação dos processos de ensino e aprendizagem requer abordagens pedagógicas que favoreçam a participação ativa dos estudantes e a construção significativa do conhecimento. Este artigo aborda o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) em articulação com metodologias ativas, com ênfase na gamificação, na aprendizagem baseada em projetos (ABP) e na resolução de problemas. A proposta parte do pressuposto de que a integração consciente e planejada das TDIC pode potencializar a inovação educacional, promovendo práticas inclusivas, motivadoras e centradas no aluno. Com base em revisão bibliográfica, o texto discute os fundamentos das metodologias ativas, suas aplicações práticas no contexto escolar e os desafios enfrentados pelos educadores na elaboração de propostas pedagógicas transformadoras. Evidencia-se que o “aprender fazendo” contribui para o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e digitais, aproximando a escola das demandas do século XXI e fortalecendo o protagonismo estudantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Manjinski Junior, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pós-Doutor em Ciências Jurídicas Criminais. Doutor em Direito Internacional (Direitos Humanos), Mestre em Direito Econômico em ênfase em Crimes Econômicos. Especialista em vários ramos do Direito, Especialista em Metodologia Científica. Graduado em Direito. É professor em cursos de graduação, de pós-graduação e em residências técnicas. Advogado atuante há três décadas e membro de Conselho da Academia de Letras Jurídicas do Mercosul. Tem experiência na área de Direito, possuindo vários livros e artigos publicados na área jurídica.

Everson Manjinski, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Cientista Social e Professor da Graduação e Pós-graduação lato-sensu da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professor do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), Pós-Doutor e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (PPGE/UEPG), Pós-doutor em Ciências Jurídicas (UNLM), Doutor(UAA) e Mestre em Direito (UAA). Também é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), tendo cursado bacharelado em Direito (UEPG) e licenciatura em Letras (UEPG). Autor de vários livros e artigos. Pesquisador certificado do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão (NEPEDHI) e integrante do Grupo de Pesquisa Políticas públicas, educação permanente e práticas educacionais de jovens, adultos e idosos. Como professor do PROFEI é avaliado na nova área de avaliação (out/2023) do Capes: Ciências e Humanidades para a Educação Básica. Tem experiência na área de Educação Superior. Atua nas linhas de pesquisa em Educação Inclusiva, direitos humanos e ensino superior. Sua linha de pesquisa está calcada no Projeto "Os direitos humanos como reflexo de internacionalização luso-espanhola, africana na educação inclusiva brasileira".

Downloads

Publicado

2025-06-08

Como Citar

MANJINSKI JUNIOR, G.; MANJINSKI, E. Aprender fazendo: Gamificação, projetos e TDIC na Construção de práticas inovadoras. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.25091. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/25091. Acesso em: 20 jun. 2025.