ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA DISCIPLINA DE LÍNGUA DE SINAIS DE MOÇAMBIQUE NOS INSTITUTOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.25471

Palavras-chave:

Inclusão, Língua de Sinais de Moçambique, Formação de Professores

Resumo

Este artigo revisa a implementação da disciplina de Língua de Sinais de Moçambique (LSM) nos Institutos de Formação de Professores (IFP’s). A pesquisa visa identificar os desafios, avanços e perspectivas desta inclusão curricular, considerando a importância de LSM na promoção da inclusão social e educacional dos alunos surdos. A revisão é organizada em três (3) secções principais: contexto histórico da educação inclusiva em Moçambique, anális da implementação da LSM nos IFP’s e proposta para futuras pesquisas. A pesquisa apresenta os seguintes objectivos específicos: a) revisar a literatura existente sobre a implementação da LSM nos IFP’s em Moçambique; b) identificar as melhores práticas, os desafios enfrentados e as implicações para a formação docente. Para o alcance destes objectivos foram revistos estudos de autores como: Nhapuala (2007), Matemulane (2015), Nandja (2021), UNESCO (1994) entre outros. Fez-se uma análise de documentos e decretos do MINED (2012, 2014, 2016, 2019), Constituição da República de Moçambique de 2004, entre outros. O estudo foi desenvolvido com base na abordagem qualitativa. Os resultados obtidos nesta pesquisa, sustentam que apesar dos esforços que estão sendo levados a cabo pelas autoridades no sentido de massificar a educação inclusiva com destaque para as LSM, através da formação de professores, ainda prevalecem desafios que resultam da falta domínio técnico e metodológico por parte dos formadores que leccionam essa disciplina, falta de materias didácticos e a resistência de alguns professores e pôr em práticas as metodologias inclusivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elio Manuel Xavier , UNIROVUMA - Universidade de Moçambique

Graduado em Pedagogia e mestrando em Avaliação Educacional pela Universidade Rovuma de Moçambique e Formador da Escola de Professores do Futuro- NIASSA- Mocambique

Margarida Teblo, UNIROVUMA - Universidade de Moçambique

Graduada em ensino de língua portuguesa pela extinta Universidade Pedagógica Niassa Lichinga; Mestranda na universidade rovuma - Niassa Directora Adjunta Pedagógica do 2° ciclo na Escola Secundária Cristiano Paulo Taimo

Everson Manjinski, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Cientista Social e Professor da Graduação e Pós-graduação lato-sensu da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professor do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), Pós-Doutor e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (PPGE/UEPG), Pós-doutor em Ciências Jurídicas (UNLM), Doutor(UAA) e Mestre em Direito (UAA). Também é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), tendo cursado bacharelado em Direito (UEPG) e licenciatura em Letras (UEPG). Autor de vários livros e artigos. Pesquisador certificado do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão (NEPEDHI) e integrante do Grupo de Pesquisa Políticas públicas, educação permanente e práticas educacionais de jovens, adultos e idosos. Como professor do PROFEI é avaliado na nova área de avaliação (out/2023) do Capes: Ciências e Humanidades para a Educação Básica. Tem experiência na área de Educação Superior. Atua nas linhas de pesquisa em Educação Inclusiva, direitos humanos e ensino superior. Sua linha de pesquisa está calcada no Projeto "Os direitos humanos como reflexo de internacionalização luso-espanhola, africana na educação inclusiva brasileira". Professor de Medicina Legal e Ciências Forenses na Graduação e Pós-Graduação, Professor dos Cursos de Direitos e também de Segurança Pública na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Professor da Especialização em Direito Penal e Processo Penal e da Escola da Magistratura do Paraná.

Geraldo Manjinski Junior, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pós-Doutor em Ciências Jurídicas Criminais. Doutor em Direito Internacional (Direitos Humanos), Mestre em Direito Econômico em ênfase em Crimes Econômicos. Especialista em vários ramos do Direito, Especialista em Metodologia Científica. Graduado em Direito. É professor em cursos de graduação, de pós-graduação e em residências técnicas. Advogado atuante há três décadas e membro de Conselho da Academia de Letras Jurídicas do Mercosul. Tem experiência na área de Direito, possuindo vários livros e artigos publicados na área jurídica.

Downloads

Publicado

2025-08-17

Como Citar

XAVIER , E. M. .; TEBLO, M. .; MANJINSKI, E. .; MANJINSKI JUNIOR, G. ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA DISCIPLINA DE LÍNGUA DE SINAIS DE MOÇAMBIQUE NOS INSTITUTOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 461–476, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.25471. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/25471. Acesso em: 5 dez. 2025.