Imigrar/imaginar

O deslocar-se como experiência estética e impulso artístico-pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20230038

Resumo

A partir de uma revisão narrativa com análise interpretativa questionamos aqui como as artes visuais se relacionam com o deslocamento humano e exploramos possíveis respostas no cruzamento de suas dimensões criadora (produção dos artistas) e pedagógica (pesquisa e ensino de arte). Primeiro, definimos tipos de deslocamentos e modos do deslocado se lançar frente à realidade. Depois, a partir do trabalho de diferentes artistas e educadores, defendemos que o deslocamento, seja por motivação pessoal ou crises externas, pode ser um impulso para a criação artística, uma experiência estética em si e que pode lançar o deslocado a reflexões e aprendizados, mas sempre observando criticamente suas causas para evitar a romantização ingênua do mesmo.

Palavras-chaves: Artes Visuais. Ensino. Deslocamento humano.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Emílio Caetano Ferreira (UFAM), Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutorando em Educação na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Mestre em Arte Contemporânea pela Universidade de Brasília - UnB. Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília - UCB. Graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás -UFG.

Leila Adriana Baptaglin (UFRR), Universidade Federal de Roraima - UFRR

Pós-Doutorado em Filosofia e Ciências Humanas em Nuestra América na Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez, UNESR, Venezuela (2018-2019). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM (2011-2014). Mestre em Educação e, Mestre em Patrimônio Cultural ambos pela UFSM (2008-2010). Especialista em Gestão Educacional-UFSM (2007-2008). Graduada em Desenho e Plásticas- Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), Graduada em Desenho e Plásticas-Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Professora/pesquisadora do Curso de Artes Visuais/Licenciatura da UFRR. Professora dos programas de Mestrado PPGCOM/UFRR (colaboradora) e do PPGE/UFRR (permanente). Professora do doutorado em Educação PGEDA (permanente). Coordenadora do Grupo de estudos e pesquisas em Patrimônio, Arte e Cultura na Amazônia (GPAC). 

Downloads

Publicado

2023-11-23